Piauí que Produz destaca avanços do estado em hidrogênio verde

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 09/06/2024 08h20, última modificação 09/06/2024 09h53
Acompanhe ainda como estão as obras de construção do estacionamento, do pátio e do cais do Porto Piauí.

O hidrogênio verde (H2V) é obtido por meio da eletrólise da água, utilizando energia limpa e renovável, sem emissões de CO2. Esse processo separa hidrogênio e oxigênio da água através de corrente elétrica, exigindo fontes limpas como solar, hídrica ou eólica.

 

No Brasil, o hidrogênio verde pode ser usado para armazenar energia renovável em períodos de alta produção e baixa demanda elétrica. E no estado do Piauí não é diferente.

 

O Piauí vem avançando nesse ponto, principalmente após o lançamento das pedras fundamentais dos dois maiores projetos de hidrogênio verde (H2V) do mundo, em Parnaíba, no litoral piauiense.

 

A TV Assembleia sempre vem contando a evolução desse processo. E através do programa Piauí que Produz, exibido todos os domingos, a partir das 7 horas. Na edição deste domingo, 09, o programa destaca os detalhes da empresa Solatio Energia, que assinou parceria com o governo do estado para construção de um parque de energia solar no município de Bom Princípio do Piauí. É mais uma etapa para a produção do hidrogênio verde no estado.

 

O Piauí que Produz também mostra, neste domingo, que estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) criaram um sistema integrado para produção do hidrogênio verde através da energia solar. O projeto já chamou a atenção da iniciativa privada.

 

Acompanhe ainda como estão as obras de construção do estacionamento, do pátio e do cais do Porto Piauí.

 

Veja o programa na íntegra

 

.................................................................................................

 

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia