Piauí prepara penitenciárias para implantação da classificação de riscos dos detentos

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 22/07/2024 10h05, última modificação 22/07/2024 10h04
O secretário de Justiça, Deputado Coronel Carlos Augusto, explica como funcionará o sistema.

Em entrevista a Ricardo Moura Fé no Bom Dia Assembleia desta segunda-feira, 22 de julho, o secretário de Estado da Justiça do Piauí (Sejus), Deputado Coronel Carlos Augusto, afirmou que, a partir de 2025, será colocado em prática o sistema de classificação de riscos de presos sob a custódia do Estado. Ou seja, o detentos serão separados nos presídios de acordo com seu nível de periculosidade e o tipo de crime cometido.


Segundo o secretário, essa é uma necessidade do sistema prisional do Brasil como um todo. Para ele, aquelas pessoas que cometem crimes eventuais, os que deixam de pagar uma pensão devem ser separados dos que praticam delitos graves, dentre os quais os chefes de facções, estupradores, assaltantes de bancos e traficantes, por exemplo.

 

"O governador Rafael tem entendido essa necessidade, estamos reconstruindo as nossas unidades prisionais. Estamos construindo um centro de trabalho para que essas pessoas não fiquem ocisosas nas celas", disse o secretário.

 

Sobre a classificação de presos, o Deputado Coronel Carlos Augusto citou o exemplo do que está sendo realizado na Penitenciária de Picos, onde os pavilhões estão sendo preparados para abrigar os presos de acordo com o tipo de crime cometido.

 

Veja aqui a entrevista completa


 

.............................................................................

 

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia