Piauí avança com a criação do Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 25/03/2025 11h14, última modificação 25/03/2025 11h14
Ricardo Ramos, da Universidade de Lisboa, fala sobre essa iniciativa piauiense no Bom Dia Assembleia

Um passo significativo para o desenvolvimento do Piauí foi dado com o lançamento do Centro de Inteligência em Economia e Estratégia Territorial. A nova estrutura substituirá progressivamente a Superintendência de Estudos Econômicos, Sociais e Planejamento Participativo (Sepro), trazendo avanços na gestão de informações estratégicas para o Estado.

 

Em entrevista ao programa Bom Dia Assembleia desta terça-feira, 25, apresentado pela jornalista Juliana Arê Leão, o professor Ricardo Ramos Pinto, Presidente do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa, destacou que a iniciativa é fruto de um protocolo firmado em 2023 entre a Universidade de Lisboa e a Comunidade Intermunicipal do Oeste, em Portugal. "Este centro de inteligência é o primeiro grande produto desse acordo, com o objetivo de organizar e concentrar informações sobre o Estado e suas secretarias, tornando-as mais acessíveis para a tomada de decisão", afirmou o professor.

 

A Universidade de Lisboa desempenhará um papel fundamental na implantação do novo centro, oferecendo suporte na estruturação e capacitação dos servidores estaduais. Segundo Ricardo Ramos Pinto, a experiência adquirida na criação de um centro similar na região Oeste de Portugal será um diferencial para auxiliar a formação e o desenvolvimento do Centro de Inteligência no Piauí.

 

A nova estrutura terá como foco a análise detalhada dos territórios piauienses, permitindo a geração de estudos prospectivos e fornecendo informações essenciais para a elaboração de políticas públicas baseadas em evidências. "O objetivo é garantir maior segurança na tomada de decisão e melhores condições para a implantação de estratégias governamentais", ressaltou o professor.

 

Com atuação em todos os 12 territórios do Piauí, o Centro de Inteligência contribuirá para o planejamento a longo prazo, proporcionando uma visão mais ampla e detalhada das necessidades e potencialidades do Estado. A iniciativa reflete o compromisso do governo em aprimorar a gestão pública, impulsionando o desenvolvimento econômico e social do Piauí.

 

Confira a entrevista na íntegra


 

Fonte: TV Assembleia