Pesquisa mostra que hábitos de leitura aumentou

por Helorrany Rodrigues da Silva publicado 11/08/2022 13h20, última modificação 11/08/2022 11h13
Zoara Failla, coordenadora do estudo Retratos da Leitura no Brasil, disse que houve avanços desde a última edição, de 2019

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo IPEC, apontou diversas mudanças nos hábitos de leitura dos brasileiros.

 

Em entrevista à CNN Rádio, Zoara Failla, que coordenou o estudo, destacou a influência das redes sociais para a indicação de títulos.

 

Os influenciadores digitais aparecem na pesquisa – realizada na Bienal do Livro de São Paulo – como o principal indicador de leitura.

 

Ao mesmo tempo, TikTok, YouTube, Instagram e Facebook influenciaram 28% das pessoas para a indicação do que ler.

 

O avanço é considerável quando comparado aos resultados da Bienal do Rio de 2019 (13%) e na FLUP (5%).

 

Entre 10 e 29 anos de idade, acima de 60% citaram influenciadores digitais como indicadores de livros, que, em 2019, apareciam com baixos percentuais.

 

Foram mil entrevistas durante todos os dias do evento, segundo Zoara.

 

Ela avalia que a média de livros lidos pelos frequentadores é superior a nacional. Em seis meses, quem participou do levantamento respondeu que leu 7 livros. Nacionalmente, o número cai para 2.

 

“A Bíblia é o livro mais lido, seguido pelos materiais didáticos”, completou.

 

De acordo com a pesquisadora, a pandemia de Covid-19 também é um fator que contribuiu para o aumento da leitura.

 

“73% informam que eles leram mais na pandemia, com diversidade maior de gêneros e que a leitura de alguma forma contribuiu para a qualidade de vida”, disse.

 

É interessante, também, que o hábito persiste mesmo neste período de melhora da pandemia, apontou o estudo.

 

Com Informações CNN Brasil

Imagem: Agência Brasil

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