Pelo menos 1,8 milhão de jovens abaixo dos 18 anos estão aptos a votar em 2024

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 24/07/2024 15h03, última modificação 24/07/2024 15h03
Reportagem da TV Assembleia aponta aumento de eleitores jovens no Brasil.

No dia 6 de outubro, data do 1º turno das Eleições Municipais de 2024, 155.912.680 eleitoras e eleitores estão aptos a comparecer às urnas e escolher representantes para as prefeituras e câmaras municipais. Assim como ocorreu em eleições passadas, a maioria do eleitorado é composto de mulheres.  Agora, um dado chama a atenção. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de jovens de 16 e 17 anos aptos a votar em outubro alcançou 1.836.081. Na comparação com o pleito de 2020, o aumento nessa faixa etária atingiu 78%. 


A repórter Maria Vitório Ancelmo, da TV Assembleia, entrevistou o cientista político e historiador Ricardo Arraes, que explica sobre os fatores que refletiram nesse aumento do número de eleitores jovens, com destaque para a polarização das eleições em 2022.


"Houve um chamamento muito grande dessa faixa etária, e isso ainda reverbera nesse momento. Temos também que imaginar que TSE e o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) têm desenvolvido uma campanha publicitária chamando esse povo pra votar", disse o cientista político. 


"Essa parcela da população não vem desatualizada, é uma população que está muito antenada, muito atenta. É uma população de baixa idade, mas está muito conectada e não vem sem informações. É uma população muito bem informada, e isso é interessante, porque nós temos a maior parte do eleitorado do Piauí com baixa escolaridade, mas essa parcela (de jovens) não vem embutida nessa condição de baixa escolaridade", observou Ricardo Arraes.

 

Confira a reportagem na íntegra


 

....................................................................

 

Fonte: TV Assembleia/TSE

Edição: Site TV Assembleia