Pedradores naturais do Aedes aegypti estão sendo eliminados da natureza

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 18/06/2024 10h11, última modificação 18/06/2024 10h11
Em reportagem da TV Assembleia, veja o que vem motivando o aumento de casos da dengue no PI.

Apesar de pequeno, o Aedes aegypti é capaz de causar grandes males. Nas últimas três décadas, mais de 10 mil brasileiros morreram por conta das doenças transmitidas pelo mosquito, como dengue, chikungunya, febre amarela e zika. O mosquito surgiu na África, por isso seu nome significa “odioso do Egito”. E há muitas décadas vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais em todo o mundo.

 

O Aedes aegypti mede menos de um centímetro e tem listras brancas no tórax, cabeça e pernas. A fêmea é a responsável pela transmissão das doenças, porque precisa de sangue para a maturação dos ovos. Em geral, mosquitos sugam uma só pessoa a cada lote de ovos que produzem. Mas o mosquito da dengue tem uma peculiaridade chamada “discordância gonotrófica”, que significa que é capaz de picar mais de uma pessoa para um mesmo lote de ovos que produz. Segundo o Instituto Oswaldo Cruz, há relato de que um só mosquito transmitiu a doença para cinco pessoas de uma mesma família, no mesmo dia.

 

O ciclo de vida do mosquito contém quatro fases: adultos, ovos, larvas e pupas. Em condições ideais, leva de 7 a 10 dias para que o ciclo de vida se complete. Os adultos vivem em média de 30 a 45 dias. Por isso, interromper este ciclo com a fiscalização caseira semanal é fundamental.

 

Mas você sabia que existem pedradores naturais que ajudam a eliminar o mosquito? Mas muitos deles estão sendo eliminados pela ação do próprio homem. Saiba quais os mais eficazes:

 

Pássaros

 

Os pássaros são grandes predadores de mosquitos. As espécies de pássaros que mais se alimentam desses insetos são: Pardais, Gansos, Patos, Carriças, Falcões Noturnos, Andorinhas, entre outros.

 

Libélulas

 

As libélulas são os predadores de insetos mais eficazes; eles se alimentam de uma variedade de insetos e são altamente benéficos para quem lida com um grande número de mosquitos em sua propriedade.

 

Donzelinhas

 

Quando se trata do que os mosquitos comem, as donzelinhas têm uma alta taxa de sucesso. Além disso, elas também comem diversos outros insetos que podem ser prejudiciais à saúde, como os pulgões e aranhas.

 

Joaninhas

 

As joaninhas são poderosas no controle de pragas urbanas que atacam áreas verdes e plantações. Elas são insetos carnívoros que comem até mesmo larvas de lagartas, pulgões e moscas brancas.

 

Além disso, existem outros animais que não são tão atrativos para os seres humanos, como sapos e morcegos que também são ótimos predadores de mosquitos.

 

Em reportagem da TV Assembleia, veja o que vem motivando o aumento de casos da dengue no Piauí e uma das principais causas: eliminação dos pedradores do mosquito transmissor.

 

Acompanhe a reportagem


 

.....................................................................................

 

Fonte: TV Assembleia/Prag - Imagem: 

Edição: Site TV Assembleia