Parceria facilita acesso a medicamentos por parte do usuário
Uma parceria inovadora entre o governo do Estado do Piauí e os Correios agora facilita o acesso a medicamentos essenciais para a população. O convênio permite que a empresa federal atue no controle logístico de medicamentos e insumos adquiridos pelo Estado, além de possibilitar a entrega gratuita dos produtos aos usuários do programa "Medicamento em Casa", gerenciado pela Farmácia do Povo.
Em entrevista ao Jornal Alepi TV 1 desta terça-feira, 29, Manoel Pinheiro, diretor-geral de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), disse que atualmente, a Farmácia do Povo atende a cerca de 103 patologias, abrangendo desde doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, até doenças raras. Pacientes que se cadastrarem no programa podem receber seus medicamentos diretamente em casa, o que representa uma enorme facilidade para aqueles com dificuldades de mobilidade, como idosos e pessoas fragilizadas.
Segundo o diretor, para participar do programa, os usuários devem assinar um termo de adesão, que será avaliado por farmacêuticos responsáveis. É importante notar que a entrega não inclui medicamentos termolábeis ou aqueles sujeitos a controle especial, como psicotrópicos.
Atualmente, o serviço está disponível em Teresina, mas há planos para expandi-lo para todos os 224 municípios do estado, tornando o acesso a tratamentos essenciais ainda mais abrangente.
Como fazer o cadastro?
Os interessados podem procurar os canais de acesso da Farmácia do Povo, disponíveis no site da Secretaria de Estado da Saúde, ou entrar em contato pelo WhatsApp. Além disso, é possível visitar uma das unidades da Farmácia do Povo e solicitar o preenchimento do formulário de adesão.
Essa iniciativa, de acordo com Manoel Pinheiro, reflete o compromisso do governo do Piauí em promover a saúde e o bem-estar da população, garantindo que o acesso a medicamentos seja uma realidade para todos.
Confira a entrevista na íntegra
Fonte: TV Assembleia