Palavra Aberta/Ajuspi debate a luta contra a escravidão moderna no Brasil

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 25/03/2025 15h00, última modificação 25/03/2025 09h43
A advogada Sílvia Sampaio, presidente da Ajuspi, explanou sobre o tema

O programa Palavra Aberta, da TV Assembleia, em parceria com a Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi), discutiu a persistência da escravidão moderna no Brasil. O episódio contou com a participação da advogada Sílvia Sampaio, presidente da Ajuspi, que destacou a gravidade da exploração de trabalhadores em condições análogas à escravidão. A apresentação é de Thiago Moraes.

 

Apesar da abolição formal com a Lei Áurea, casos de trabalho degradante ainda são frequentes, principalmente entre trabalhadores rurais e domésticos. Muitas vítimas são aliciadas com falsas promessas de emprego e acabam submetidas a jornadas exaustivas, falta de pagamento e condições insalubres. Um exemplo recente é o caso de uma trabalhadora doméstica que passou 70 anos nessa situação.

 

Sílvia Sampaio ressaltou que a escravidão moderna atinge majoritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo mulheres negras e trabalhadores do Norte e Nordeste do Brasil. Além disso, o trabalho infantil também é um problema recorrente.

 

Para combater essa realidade, é fundamental a atuação conjunta de diversos setores, incluindo o poder judiciário, que já tem aplicado punições a empregadores irregulares, e o legislativo, que pode criar leis de proteção. Políticas públicas municipais, como ações educativas e fiscalização rigorosa, são essenciais para garantir os direitos dos trabalhadores e combater essa prática.

 

Confira o programa na íntegra


 

Fonte: TV Alepi