Ozempic: Especialista alerta para cuidados com o uso do medicamento

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 21/11/2024 11h08, última modificação 21/11/2024 11h08
A endocrinologista Evelyne Morais participou de entrevista no Bom Dia Assembleia

Nos últimos anos, a semaglutida, princípio ativo do medicamento Ozempic, ganhou notoriedade não apenas pelo tratamento eficaz contra o diabetes tipo 2, mas também pelos efeitos expressivos no controle da obesidade e no emagrecimento. Contudo, especialistas alertam: seu uso indiscriminado pode trazer riscos à saúde.

 

De acordo com a endocrinologista Evelyne Morais, entrevistada por Juliana Arêa Leão nesta quinta-feira, 21, no Jornal Bom Dia Assembleia, vivemos uma nova era no tratamento de doenças metabólicas, com medicamentos como os análogos de GLP-1 mostrando resultados promissores. No entanto, a médica enfatiza que o Ozempic, assim como outras medicações dessa classe, deve ser utilizado somente sob orientação médica.

 

O Ozempic é aprovado para o tratamento de diabetes tipo 2 e, em doses específicas, também para casos de sobrepeso e obesidade. A versão com 1 mg é indicada para o controle do diabetes, enquanto a dose de 2,4 mg, comercializada como Wegovy, é liberada para o manejo da obesidade.

 

Entretanto, Evelyne ressalta que o tratamento não se resume ao uso da medicação. "Obesidade e diabetes são doenças crônicas e multifatoriais, que exigem um plano integrado, incluindo mudanças no estilo de vida, como alimentação equilibrada, exercícios físicos regulares, boa qualidade do sono e controle do estresse", explica.

 

Confira e entrevista na íntegra



Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia