Otimismo dos microempreendedores individuais impulsiona confiança na economia brasileira
O otimismo segue em alta entre os microempreendedores individuais (MEI) do Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), 37% dos MEI consideram que 2024 foi um ano melhor para seus negócios do que 2023. Além disso, seis em cada dez estão confiantes de que 2025 será ainda mais promissor.
Para Décio Lima, presidente do Sebrae, esses dados reforçam a capacidade de resiliência e otimismo do empreendedor brasileiro, mesmo diante de desafios como a alta da taxa Selic. “O volume recorde de empregos, o fortalecimento do poder de compra das famílias e a retomada da indústria nacional são alguns dos fatores que alimentam a confiança dos pequenos negócios na economia brasileira e no potencial de crescimento de suas empresas”, comenta.
Planejamento e Inovação para 2025
Outro dado relevante apontado pela pesquisa é que 68% dos microempreendedores planejam adotar novas estratégias em 2025 para impulsionar suas vendas. Entre os setores, os MEI do Comércio lideram esse movimento (71%), seguidos pelo setor de Serviços (70%) e pela Indústria (61%).
As principais iniciativas previstas incluem:
-
Investimento em propaganda;
-
Ampliação da variedade de produtos e serviços;
-
Realização de cursos e treinamentos;
-
Redução de preços ou oferta de descontos;
-
Oferta de prazos de pagamento mais longos ou parcelamentos.
“Esses números são a expressão daquilo que o empreendedor brasileiro é em sua essência: uma pessoa que acredita no Brasil e que trabalha todos os dias para movimentar a economia”, destaca Lima.
Dados da Pesquisa
A pesquisa também revelou detalhes sobre as percepções dos MEI em relação ao ano de 2024:
-
37% avaliaram que 2024 foi melhor que 2023;
-
26% consideraram que 2024 foi igual a 2023;
-
30% acreditaram que 2024 foi pior que 2023.
O sentimento positivo foi mais expressivo entre os MEI do setor da Indústria, com 41% indicando que 2024 foi um ano melhor que o anterior. Em seguida, vieram os setores de Serviços (37%) e Comércio (35%).
Quanto às expectativas para 2025, 65% dos microempreendedores acreditam que o próximo ano será ainda mais favorável para seus negócios.
Confiança para o Futuro
O estudo reflete o dinamismo e a capacidade de adaptação dos microempreendedores brasileiros, que continuam a investir em suas ideias e a acreditar na melhoria das condições econômicas do país. Esse movimento é fundamental para manter a roda da economia girando e para impulsionar o desenvolvimento nacional.
Com informações Sebrae - Imagem: Reprodução (Sebrae)