Os novos desafios do administrador

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 09/09/2024 16h21, última modificação 09/09/2024 16h21
Em entrevista ao Alepi TV 1, o presidente do Conselho Regional de Administração destacou os desafios do gestor administrativo de uma organização.

Dia 9 de setembro comemora-se o Dia do Administrador. Ele é o profissional capaz de sistematizar práticas para gerir uma instituição, responsável por planejar estratégias, acompanhar o desempenho das atividades, gerenciar os recursos humanos, materiais e financeiros de uma instituição. É função do profissional ainda desenvolver estratégias de mercado em nível de concorrência.

A profissão pode ser exercida em diferentes formas de atuação como, por exemplo, profissional liberal, perito judicial e assessor ou consultor. Na prática, é um profissional apto para resolver questões logísticas, de marketing e de sistemas de informação, além de abordagens em grupo que exige um apurado senso de liderança. (Brasil Escola)

Em entrevista ao Jornal Alepi TV 1 desta segunda-feira, 9, o presidente do Conselho Regional de Administração do Piauí, Liberal Neto, destacou os desafios desse profissional os dias atuais, principalmente no advento de novas tecnologias. Segundo ele, com o desenvolvimento tecnológico, há muitas ferramentas que se pode lançar mão para a gestão de uma empresa.

"E eu vejo a inteligência artificial como uma ferramenta importante para nos ajudar na gestão de fato. Assim o que é que ocorre? Qual o papel de um administrador dentro de uma organização? Dentre as várias atitudes e ações e comportamentos que o administrador tem, a mais relevante é de tomar decisão. Então, com a tecnologia, a gente tem mais informações, a gente tem mais dados. Esses dados se entrelaçam, você tem estatística para tomar uma decisão. É algo que agrega para gente que é administrador", disse Liberal.

Ele também destacou a preocupação do admistrador com a responsabilidade social, daí cuidado com o meio ambiente. "Não dá mais para fazer gestão pensando só em lucro. Eu sempre digo, e se torna-se repetitivo, mas eu não posso deixar de mencionar isso sempre que eu tenho uma oportunidade. Do ponto de vista técnico-jurídico, uma empresa é um contrato social; do ponto de vista prático, a empresa é um conjunto de pessoas, então é papel de um líder dentro do organização promover um ambiente onde as pessoas necessitam ser acolhidas, valorizadas, onde as pessoas se tornem felizes, trabalhando. Empresas felizes geram mais lucros, empresas felizes têm melhores resultados em todos os sentidos", ensinou Liberal Neto.

Veja aqui a entrevista completa

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia