Os desafios da Advocacia diante das transformações digitais

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 17/09/2024 15h10, última modificação 17/09/2024 10h43
No Palavra Aberta, o advogado José Octávio de Castro Melo fala sobre tecnologia 4.0 no exercício do direito.

O advogado José Octávio de Castro Melo participou na TV Assembleia, nesta terça-feira, 17, do programa Palavra Aberta, em edição que tem a parceria da Associação Jurídica e Social do Piauí (Ajuspi), com apresentação do jornalista e apresentador Thiago Moraes. O tema da entrevista foi "Advocacia 4.0: transformação digitais e o exercício do direito".

 

De acordo com o advogado, tecnologia 4.0 pode ser resumida basicamente na atualização do direito, das escolas de direito, em relação a novas tecnologias. "Em 2014, o Ministério da Educação estabeleceu algumas diretrizes para que os cursos de direito pudessem ser mais atualizados, incluindo disciplinas que envolvessem tecnologia. Hoje, toda a atuação do advogado ocorre através dos aplicativos de inteligência artificial, no caso o PJe (Processo Judicial Eletrônico), o universo onde o direito acontece", revelou.

 

Segundo José Octávio, não há mais petições escritas, áudios processuais para colecionar os documentos e colocar as atas das audiências. "Uma das coisas que saem da nossa realidade é o papel. Vai tudo para o mundo virtual, e nesse mundo virtual, nós temos que saber acessar esses instrumentos, desenvolver caminhos do processo, juntando documentos, manifestando sobre documentos, e muitos advogados têm certa dificuldade", considerou.

 

"É difícil para os antigos advogados se inteirarem dessa nova realidade, e os jovens ainda não estão recebendo, de uma certa maneira, o apoio que as universidades podem dar. A existência de laboratório ainda é muito rara para que a gente possa transformar esse mundo real em um mundo virtual", observou.

 

Confira aqui a entrevista completa


 

Fonte: TV Assembleia - Imagem: CNJ

Edição: Site TV Assembleia