OMS anuncia diretrizes para pessoas trans e gênero-diversas
Oferecer serviços de saúde com qualidade e respeito para pessoas trans e de identidades de gênero diversas. Este é o objetivo de diretrizes, que estão sendo desenvolvidas, pela Organização Mundial da Saúde, OMS.
O documento será preparado por um grupo de especialistas com integrantes de todas as regiões da OMS e fornecerá evidências para orientar intervenções de saúde.
Assistência inclusiva
A iniciativa é focada em cinco eixos: Cuidados de afirmação de gênero, incluindo uso de hormônios; capacitação de profissionais de saúde em assistência inclusiva; atenção a vítimas de violência interpessoal; políticas públicas e reconhecimento legal da autoafirmação de gênero.
O grupo de especialistas inclui gestores, profissionais de saúde e membros das comunidades afetadas. Eles atuarão em suas capacidades individuais sem cargos comissionados ou qualquer compensação financeira.
Cronograma
As reuniões acontecerão em outubro e novembro de 2023, com o objetivo de interpretar evidências, formular recomendações, sugerir estratégias de implementação e destacar lacunas de pesquisa.
O trabalho do grupo técnico vai levar em conta benefícios, danos, viabilidade, equidade, aceitabilidade, necessidades de recursos, dentre outros fatores.
De acordo com a política sobre conflito de interesses da OMS, membros do público e organizações interessadas podem acessar as biografias dos membros do grupo técnico que trabalhará neste plano de diretrizes e informar a OMS de seus pontos de vista sobre eles.
.............................................................................
Fonte: ONU News
Imagem: OMS