Obras de esgoto elevam índices de saúde da população

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 28/02/2024 08h33, última modificação 28/02/2024 08h33
A concessionária vai implantar 220 km de rede coletora em Teresina.

As obras de esgotamento sanitário avançam em Teresina com a proposta de ampliar a cobertura de coleta e tratamento da zona urbana e elevar os índices de saúde da população. Os investimentos implementados pela Águas de Teresina seguem com várias frentes de serviço. 


Atualmente, a cidade está com nove canteiros: Centro, Itaperu, Mocambinho, Alto Alegre, Vila São Francisco, Nova Brasília, São Pedro, Vermelha e Pirajá. Ao todo, a concessionária vai implantar 220 km de rede coletora; 3,3 km de interceptor; 7,1 km de linha de recalque, 23 elevatórias de esgoto e ampliar a ETE Pirará.


De acordo com o diretor executivo da Águas de Teresina, Renee Chaveiro, os teresinenses recebem o maior pacote de investimentos em esgotamento sanitário da cidade. “É uma obra com grande impacto na saúde pública de Teresina, uma vez que o sistema evita a propagação de uma série de doenças, a partir do tratamento aplicado no esgoto gerado das residências e estabelecimentos comerciais que diminui a quantidade de poluentes e de agentes biológicos como bactérias, vírus e parasitas”, detalha.


Para o morador do bairro Vermelha, Francisco Oliveira, as obras que passam na rua dele representam a esperança de dias mais saudáveis, pois vão acabar de vez com toda a sujeira que o esgoto reúne da porta de sua casa. “Essa água suja que vem para nossa porta só serve para causar mau cheiro e juntar mosquito. Todo dia a gente precisa limpar para amenizar a situação e não correr o risco de pegar alguma doença”, destaca o aposentado.


Acompanhe o cronograma de atividades de 26/02 à 03/03:


Canteiros de obras


•   Centro    
Ruas: Magalhães Filho, São Pedro, Tersandro Paz, Area Leão, Pires de Castro, Arlindo Nogueira, Quintino Bocaiúva e  Olavo Bilac

•   Itaperu:    
Ruas: 19 de Novembro e Orion 

• Mocambinho:     
Avenida: Prefeito Freitas Neto  
Ruas: 4, 5, 6, 15, 16 e 60 

• Alto Alegre:   
Ruas: Alto Longá, Altos, Antônio de Sá e Canto do Buriti  

• Vila São Francisco:   
Ruas: Júlio Paiva, Viela, Verdes Mares, Rua Projetada (entre Mario Augusto Freitas e Viela) 

•   Vermelha: 
Ruas:  Murilo Braga, Eurípedes de Aguiar, 13 de Maio e 21 de Abril  

•  São Pedro: 
Rua: Porto, Beneditinos, Paulistana e Climério Bento Gonçalves

•    Nova Brasília:    
Ruas:  Técnico Joaquim Soares e Djalma Tavares

•    Pirajá (Estação de Tratamento de Esgoto) 
Ampliação da Estação Elevatória de Esgoto

  
Visitas socioambientais   
•    Centro, Monte Castelo, Nossa Senhora das Graças, Piçarra, Macaúba, Itaperu, Memorare, Mocambinho (Setores A e E), Vila São Francisco, Alto Alegre, São Pedro, Vermelha, Cidade Nova, Lourival Parente, Matinha, Pirajá, Marquês e Mafuá.  

Reuniões com a comunidade   
São Francisco (Norte).

 

.............................................................................................

 

Fonte: Águas de Teresina

Edição: Site TV Alepi