O que é parestesia: sintomas, causas e tratamento
A parestesia dental geralmente afeta o nervo alveolar inferior e nervo lingual. O nervo alveolar inferior é responsável pela sensibilidade dos dentes , gengivas e lábios. Já o nervo lingual é responsável pela sensibilidade da língua.
Nenhum desses nervos tem comprometimento motor, são nervos sensitivos, diz o Dr. Bruno Puglisi. Ou seja, a parestesia não prejudica os movimentos da face, não é nada que ninguém irá perceber. O paciente não perde nenhum movimento e nem se torna incapaz de se expressar ou falar.
A parestesia pode ser temporária ou definitiva, dependendo da condição que a causou. A parestesia temporária é pela compressão do feixe nervoso, como um inchaço, por exemplo, e pode desaparecer depois de poucos dias e, as vezes, um pouco mais longo, demorando de 6 a 24 meses para desaparecer.
Em pessoas que os nervos foram completamente rompidos durante a cirurgia, a parestesia é definitiva, o que é muito mais raro.
A extração de terceiros molares, ou dentes do siso, é a causa mais comum. A possibilidade de trauma do nervo alveolar inferior é grande pela proximidade das raízes dos terceiros molares com o nervo alveolar inferior.
O que o cirurgião dentista pode prever e comunicar ao paciente é da possibilidade de uma parestesia pós-extração por meio de exames, como raio X panorâmico ou tomografias.
Pode acontecer também que durante a fase de colocação do implante dental possa ocorrer um contato com o nervo alveolar e a possível parestesia.
Os sintomas são como os de uma anestesia em que não se acaba o efeito, a sensação de dormência nos lábios e língua permanecem por algum tempo.
Para tratar a parestesia, são utilizados medicamentos corticóides, vitaminas do complexo B, compressas de água quente, além de sessões de fisioterapia e laserterapia de baixa intensidade, que também estimula as funções nervosas, diminuindo os sintomas e desconfortos.
A parestesia é um risco da cirurgia de extração do siso, mas que não acontece com todos. Por isso, é importante uma boa avaliação do seu dentista para ver a necessidade da extração do dente e seus riscos.
Imagem: Minuto Saudável