Núcleo de Formação em Energias Renováveis iniciará atividades em fevereiro

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 26/01/2022 14h52, última modificação 26/01/2022 14h52
O núcleo vai contribuir com a capacitação profissional, o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida dos piauienses

Falta pouco para o início das atividades do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis do Piauí (Nufperpi), um espaço de estudo e formação técnica e de transformação educacional. A previsão é que as inscrições para os cursos iniciem na segunda semana de fevereiro. O Nufperpi é resultado de uma colaboração entre a Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), as concessionárias da PPP de Energias Limpas - Rio Poti Energia, GM Energia e Energias Sustentáveis - e a Piauí Conectado, que garante apoio na logística da infraestrutura tecnológica e na implantação do Complexo de Telecomunicação (CTEL).

O Nufperpi contempla o Programa de Extensão em Tecnologias e Sistemas de Energias Renováveis, que irá ofertar incialmente dois cursos: Eletricista - Nível Básico para atuação em tensão de 220V, e Sistema de Bombeamento Solar - Introdução ao sistema de bombeamento solar para poço tubular e irrigação. O Núcleo conta também com o Programa de Formação em Tecnologias e Sistemas de Telecomunicação, que já ofertou os cursos de Gestão de Projetos, e em breve irá disponibilizar o curso em Sistema de Comunicação. Todos os cursos irão emitir certificados e serão na modalidade presencial, com conteúdo teóricos e práticos. Nos cursos de energia, o pré-requisito mínimo é ter 18 anos e ensino fundamental.

Para o coordenador do Nufperpi, Professor Juan Aguiar, a criação do núcleo através dessa parceria é uma grande conquista, porque atenderá setores de mercado que crescem a cada dia, mas possuem carência de profissionais no Piauí. "Não tenho palavras para expressar nossa gratidão à superintendente e equipe da Suparc, que desde o princípio abraçou, motivou e inspirou a proposta de um espaço voltado para a Formação e Pesquisa em Energias Renováveis no Piaui. Esse trabalho tem sido um divisor de águas na história da Uespi e no desenvolvimento do nosso estado, é um legado sem precedentes", enfatiza o acadêmico.

A Piauí Conectado vai oferecer ao Nufperpi estrutura para pesquisa e qualificação remota através da internet banda larga da PPP. Serão utilizadas salas multiuso para a capacitação profissional levando em conta a valorização do meio ambiente e a capacitação de alunos e população das áreas que receberão as miniusinas, através de plataforma de estudo remoto. Essas informações serão disponibilizadas a partir de uma estrutura compacta de baixo custo. Os laboratórios fazem parte da política de contrapartida social efetivada pelas concessionárias de serviços públicos do Programa de PPP Piauí.

Com informações Suparc
Imagem: Suparc