Núcleo de Formação em Energias Renováveis iniciará atividades em fevereiro
Falta pouco para o início das atividades do Núcleo de Formação e Pesquisa em Energias Renováveis do Piauí (Nufperpi), um espaço de estudo e formação técnica e de transformação educacional. A previsão é que as inscrições para os cursos iniciem na segunda semana de fevereiro. O Nufperpi é resultado de uma colaboração entre a Superintendência de Parcerias e Concessões do Piauí (Suparc-PI), a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), as concessionárias da PPP de Energias Limpas - Rio Poti Energia, GM Energia e Energias Sustentáveis - e a Piauí Conectado, que garante apoio na logística da infraestrutura tecnológica e na implantação do Complexo de Telecomunicação (CTEL).
O Nufperpi contempla o Programa de Extensão em Tecnologias e Sistemas de Energias Renováveis, que irá ofertar incialmente dois cursos: Eletricista - Nível Básico para atuação em tensão de 220V, e Sistema de Bombeamento Solar - Introdução ao sistema de bombeamento solar para poço tubular e irrigação. O Núcleo conta também com o Programa de Formação em Tecnologias e Sistemas de Telecomunicação, que já ofertou os cursos de Gestão de Projetos, e em breve irá disponibilizar o curso em Sistema de Comunicação. Todos os cursos irão emitir certificados e serão na modalidade presencial, com conteúdo teóricos e práticos. Nos cursos de energia, o pré-requisito mínimo é ter 18 anos e ensino fundamental.
Para o coordenador do Nufperpi, Professor Juan Aguiar, a criação do núcleo através dessa parceria é uma grande conquista, porque atenderá setores de mercado que crescem a cada dia, mas possuem carência de profissionais no Piauí. "Não tenho palavras para expressar nossa gratidão à superintendente e equipe da Suparc, que desde o princípio abraçou, motivou e inspirou a proposta de um espaço voltado para a Formação e Pesquisa em Energias Renováveis no Piaui. Esse trabalho tem sido um divisor de águas na história da Uespi e no desenvolvimento do nosso estado, é um legado sem precedentes", enfatiza o acadêmico.
A Piauí Conectado vai oferecer ao Nufperpi estrutura para pesquisa e qualificação remota através da internet banda larga da PPP. Serão utilizadas salas multiuso para a capacitação profissional levando em conta a valorização do meio ambiente e a capacitação de alunos e população das áreas que receberão as miniusinas, através de plataforma de estudo remoto. Essas informações serão disponibilizadas a partir de uma estrutura compacta de baixo custo. Os laboratórios fazem parte da política de contrapartida social efetivada pelas concessionárias de serviços públicos do Programa de PPP Piauí.