Neurologista explica sobre aumento de casos de AVC

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 23/09/2024 13h44, última modificação 23/09/2024 13h44
Josué Rego concedeu entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia.

De acordo com estudo publicado na revista científica The Lancet Neurology, a Acidente Vascular Cerebral (AVC), cuja principal causa é entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, teve um aumento de 70% entre os anos de 1990 e 2021. A pesquisa também revela que no total, foram 11,9 milhões de novos casos. O estudo diz ainda que aumentou em 44% o percentual de mortes em decorrência da doença.

 

Em entrevista ao Bom Dia Assembleia desta segunda-feira, 23, o médico neurologista Josué Rego disse que, na verdade, o AVC é hoje é a causa mais comum de mortalidade no Brasil. "Ele é uma consequência dos estilos de vida, a doença que mais facilita a pessoa ter um AVC é a pressão alta, e as pessoas têm mais pressão alta descontrolada, não está tomando remédio, diabetes também é outra doença que facilita muito AVC.

 

"Se a gente tem uma população que não cuida direito da diabetes, da alimentação, atividade física, quando isso não está bem trabalhado na população, você vai ver esses resultados de estudo."

 

De acordo com o neurologista, o AVC é um processo. Se por muito tempo a pessoa não cuidou da parte cardíaca, da pressão alta, isso pode levar a ocorrências da doença. Para ele, o tabagismo também facilita o AVC.

 

"Além de ser a principal causa mortalidade, também temos as consequências a longo prazo. Então quando o paciente tem uma vez, a gente tem as consequências, as sequelas. E isso impacta bastante a vida do paciente. Para os familiares é um paciente que agora vai precisar de um cuidador, vai precisar de uma assistência maior", disse o médico.

 

Acompanhe aqui a entrevista completa


 

Fonte: Site TV Assembleia