Natal - Estudo aponta crescimento de 70% nas vendas

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 19/12/2023 11h50, última modificação 19/12/2023 11h50
Além de panetone, uva-passa, chester e peru, brasileiros preferem comprar bombom, azeitona, refrigerante e cerveja para a data.

Quando o fim de ano chega, a mesa do brasileiro tende a ficar repleta de produtos típicos das tradições natalinas. Além dos enfeites e da decoração, que enchem os olhos de encantamento, é impossível não incluir as delícias que tanto agradam o paladar.

 

Aliás, alguns são de preferência nacional, como mostra um levantamento feito com base em 50 estabelecimentos comerciais. A pesquisa de 2022 é um indicador da tendência de consumo para 2023, segundo a Smarket/Neogrid, empresa de tecnologia e inteligência. 

 

As vendas de caixa de bombom cresceram 69% e lideraram o ranking de produtos mais comprados no varejo. Em seguida, listam, em ordem de vendas: azeitonas, com aumento de 53%, e refrigerantes de 2 litros, com 52%. 

 

Fora do pódio, mas ainda com vendas elevadas em relação a 2021, estão a cerveja em lata, cujas vendas cresceram 48%, panetone, 47% a mais, uva-passa, com crescimento percentual de vendas de 26%, chester, com 24% a mais, e peru, com 13%.

 

“Os números evidenciam a preferência dos consumidores no período e oferecem uma perspectiva sobre o que esperar neste fim de ano de 2023”, afirma Luiza Viegas Menegon Canonica, coordenadora Comercial da Smarket/Neogrid.

 

“Observamos que, após a pandemia, as pessoas estão ávidas por recuperar o tempo perdido e retomar as tradições, como a celebração do Natal. Elas estão optando por alimentos e bebidas que remetem a momentos especiais que vivenciaram com amigos e familiares para criar novas memórias positivas e afetivas”, acrescenta a executiva.

 

De acordo com Luiza, os varejistas devem se preparar para atender às expectativas de compras dos consumidores, direcionando suas estratégias de estoque para esse leque de produtos e, assim, garantir que a demanda de seus clientes seja atendida.

 

“Caso desejem melhorar a experiência do consumidor, os varejistas podem criar promoções para essas mercadorias, como descontos progressivos ou ofertas sazonais. Essas estratégias podem ajudar na fidelização dos clientes”, aconselha Luiza.

 

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Fonte: Mercado & Consumo

Imagem: Freepik

Edição: Site TV Alepi