Nadir Nogueira assume como primeira reitora da UFPI e destaca desafios e projetos para a instituição
A professora Nadir Nogueira assumiu a reitoria da Universidade Federal do Piauí (UFPI), tornando-se a primeira mulher a liderar a maior instituição de ensino superior do estado. Em entrevista a Juliana Arêa Leão no Jornal Bom Dia Assembleia desta terça-feira, 26, a reitora ressaltou os desafios financeiros, estruturais e acadêmicos enfrentados pela universidade, além de apresentar projetos estratégicos para impulsionar a pesquisa, o ensino e a extensão.
Sobre ser a primeira mulher a assumir a reitoria da UFPI, ela destacou que é uma missão honrosa. "Primeira mulher (na Reitoria) tem um significado de ocupação dos espaços de poder por nós, mulheres, isso inspira as mulheres, as nossas meninas que estão nas universidades, nos institutos, nas escolas se formando sabendo que elas podem chegar aonde elas quiserem estar", ressaltou a reitora.
Nadir destacou que sua gestão chega em um momento crítico, com o orçamento reduzido nos últimos anos, especialmente após a pandemia, impactando infraestrutura e serviços essenciais como internet e sistemas informatizados. Ela diz que está recebendo uma instituição com graves problemas de comunicação e infraestrutura obsoleta. Para a ela, é um cenário que demanda muito esforço e articulação.
A reitora também ressaltou a importância de ampliar a assistência estudantil, como os restaurantes universitários, e fortalecer a pesquisa acadêmica com investimentos em inovação e inteligência artificial. Durante sua campanha, Nadir mobilizou estudantes e professores em torno de uma pauta democrática e de qualidade no ensino, conquistando o apoio de diversos segmentos da UFPI.
Acompanhe a entrevista na íntegra
Fonte: TV Assembleia