MDS e UFPI assinam acordo para promover inclusão socioeconômica
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e a Universidade Federal do Piauí (UFPI) assinaram protocolo de intenções que oficializa apoio da instituição ao Programa Acredita no Primeiro Passo. O acordo foi selado nesta semana, durante reunião do ministro Wellington Dias e com a reitora Nadir do Nascimento Nogueira. O objetivo da parceria, baseada na troca de conhecimentos e metodologias, é estabelecer meios de colaboração para promover a inclusão socioeconômica das pessoas inscritas no CadÚnico por meio de ações de incentivo ao empreendedorismo e qualificação profissional.
Segundo Wellington Dias, o documento é uma oportunidade de diálogo que abre várias possibilidades de trabalho integrado. “Celebramos aqui a primeira parceria, com certeza serão inúmeras, onde vamos poder trabalhar nessa área da qualificação, qualificação de mulheres, qualificação de pessoas para o emprego, qualificação voltada, por exemplo, para profissionais da área de energias renováveis e ainda há possibilidade de qualificação e apoio para o empreendedorismo”, afirmou.
A reitora da universidade afirmou que a parceria “vai mudar cenários importantes do ponto de vista social” e destacou a importância do desenvolvimento de ações sustentáveis.“Temos aqui uma pegada importante, que é a sustentabilidade, né? Nós temos o interesse em retirar essas famílias dessa condição de vulnerabilidade social, mas de uma forma que seja sustentável”, disse.
Programa Acredita no Primeiro Passo
O Programa Acredita no Primeiro Passo é o conjunto articulado de iniciativas do Governo Federal, estabelecidas em parceria com Estados, Distrito Federal, prefeituras, organizações públicas, setores empregadores e da sociedade civil, com o objetivo de superar a exclusão e promover a autonomia socioeconômica pelo aumento da renda, com valorização do trabalho e das capacidades empreendedoras das pessoas do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O Programa apoia ações, planos e programas que incentivam a qualificação profissional e a inserção dos cidadãos no mercado de trabalho, por meio do emprego e do empreendedorismo, ampliando o acesso ao microcrédito produtivo e apoio para a estruturação de negócios sustentáveis que assegurem uma vida cidadã para as famílias em situação de baixa renda e vulnerabilidade social.
A Rede de Parceiros de apoio ao Programa Acredita no Primeiro Passo do Desenvolvimento Social tem como objetivo mobilizar oportunidades de qualificação, emprego, orientação empreendedora e acesso ao microcrédito produtivo para as pessoas do Cadastro Único. Os parceiros disponibilizam oportunidades de inclusão socioeconômica que geram renda para as famílias e capacitação para o mundo de trabalho. Todas as oportunidades oferecidas são gratuitas, sem qualquer compromisso de contrapartida por parte dos beneficiários.
Fonte: MDS - Imagem: André Oliveira