Março Lilás: Conscientização sobre o Câncer de Colo do Útero

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 10/03/2025 10h11, última modificação 10/03/2025 10h11
A oncologista Alana Moura Fé explica sobre medidas de prevenção no Bom Dia Assembleia

A campanha Março Lilás destaca a importância da conscientização sobre o câncer de colo do útero e as medidas preventivas que podem ser adotadas. A oncologista Dra. Alana Moura Fé, em entrevista a James Almeida no programa Bom Dia Assembleia desta segunda-feira, 10, disse que esse tipo de câncer é o segundo mais prevalente entre mulheres no Norte e Nordeste e o terceiro no Brasil. A principal causa é o papiloma vírus humano (HPV), que afeta cerca de 80% da população, embora nem todos desenvolvam a doença.



A vacinação é a principal forma de prevenção primária e está disponível no SUS para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. A prevenção secundária é feita por meio do exame de Papanicolau, que deve ser realizado anualmente a partir dos 25 anos.



Os sintomas do câncer de colo do útero podem incluir cólicas, sangramentos vaginais fora do período menstrual e corrimentos anormais. É crucial que as mulheres façam o rastreamento, mesmo que não apresentem sintomas, pois a detecção precoce pode salvar vidas.



Dra. Alana também enfatiza a importância da vacinação, desmistificando a ideia de que vacinar os filhos incentivaria a vida sexual precoce. Países como a Austrália, que adotaram a vacinação há mais tempo, conseguiram quase erradicar esse tipo de câncer.



A prevenção é fundamental, e a adesão às vacinas e ao exame de Papanicolau pode fazer toda a diferença na saúde das mulheres.


Fonte: TV Alepi