Mais de 230 mil estudantes participam do Saepi

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 02/10/2023 17h35, última modificação 02/10/2023 17h35
As provas com questões de Língua Portuguesa e Matemática acontecem até a próxima sexta-feira (06)

Começou nesta segunda-feira (02), a aplicação das provas do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi). As provas acontecem até a próxima sexta-feira (06) envolvendo 233.195 estudantes de todo o estado do Piauí. O objetivo é diagnosticar o desempenho dos estudantes das redes públicas de ensino estadual e municipais do estado do Piauí quanto a qualidade do ensino ofertado.


Composta por questões objetivas, as provas do Saepi são divididas entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, contemplando conhecimentos de acordo com o nível de aprendizado de cada série. A avaliação é aplicada nos próprios centros educacionais e é destinada aos estudantes regularmente matriculados no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental, das redes municipais, e os estudantes do 2º, 5º, 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da rede estadual.


Além dos testes, os alunos também respondem ao Questionário do Estudante que, por sua vez, busca levantar informações que permitam caracterizar o perfil dos estudantes e o contexto de seus processos formativos.


Com o resultado da avaliação, a proposta é poder subsidiar a implementação, a reformulação e o monitoramento de políticas educacionais que contribuam ativamente para a melhoria da qualidade da educação no estado, conforme destaca o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira. “É muito importante a participação de todos os estudantes da rede pública nessa avaliação para trabalharmos cada vez mais a melhoria do ensino e aprendizagem do nosso Piauí, fazendo ele se tornar uma referência em educação para o nosso país. Essa prova também será uma importante preparação para o Saeb”, finaliza o secretário. 


saepi7.jpg

 

..............................................................

 

Fonte: Ascom Seduc

Imagem: Seduc

Edição: Site TV Assembleia