Mais de 10 mil candidatos já fizeram inscrição para vestibular do IFPI

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 02/10/2024 09h49, última modificação 02/10/2024 09h49
O pró-reitor de Ensino do Instituto dá mais detalhes sobre o certame em entrevista no Bom Dia Assembleia.

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) está com inscrições abertas para Vestibular 2025.1, que oferta 2.740 vagas em cursos superiores em 19 campi da instituição. As inscrições seguem até o dia 27 de outubro.

 

Dentre as novidades desta edição, está a oferta de sete novos cursos de bacharelado e tecnologia e a possibilidade de o candidato escolher, no momento da inscrição, o local de realização da prova em cidade diferente do campus ao qual concorrerá.

 

O pró-reitor de Ensino do IFPI, Odimógenes Lopes, participou de entrevista no Bom Dia Assembleia desta quarta-feira, 2, e deu detalhes sobre o vestibular da instituição. Em relação à taxa de inscrição, que custa R$ 40, ele assinalou que têm direito à isenção são todos os candidatos cujas família estão inscritas no Cadastra Único, com renda de até meio salário mínimo per capita.

 

"No momento da inscrição, o candidato diz que quer solicitar a isenção e digita o número do NIS (Número de Identificação Social) e, a partir daí, a gente vai processar até o dia 15 (de outubro). Mas quem tiver indeferimento, ainda tem até o dia 27 para fazer a inscrição com o pagamento", explicou o pró-reitor.

 

Odimógenes também revelou que até o momento, já são mais de 10 mil candidatos que fizeram solicitações de inscrições e mais da metade com pedidos confirmados, mais de 2 concorrentes por vaga. São 3 modalidades de cursos: bacharelado, tecnologia e licenciatura.

 

O pró-reitor do IFPI revelou que neste certame, há algumas novidades, como a oferta de 7 novos cursos nas áreas de bacharelado e tecnologia, como por exemplo, bacharelado em agronomia, em engenharia civil (Campus Floriano), tecnologia em marketing (Campus Dirceu, Teresina), dois cursos na área de informática: tecnologia em análise de desenvolvimento de sistemas (Campus Paulistana) e tecnologia em sistemas da informação (Campus São Raimundo Nonato). Há também o curso de bacharelado em administração no Campus de Uruçuí.

 

Confira na íntegra a entrevista



Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia