Luto - Mestre Expedito deixa legado na arte santeira

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 10/12/2022 12h45, última modificação 10/12/2022 12h45
O artesão morreu na última sexta-feira, em Teresina, aos 89 anos

Mestre Expedito, um dos maiores artesãos do Brasil em arte santeira, morreu aos 89 anos em Teresina na sexta-feira (9). O velório acontece na Pax União, na Avenida Miguel Rosa. O enterro acontece no domingo, às 16h, no cemitério Jardim da Ressureição.

Expedito nasceu em Domingos Mourão no ano de 1932. Mudou-se para Teresina em 1969 onde viveu somente das esculturas que talhava na madeira. Expedito formou todos os filhos e começou a pintar telas, que chamava de "pintura primitivista".

Dona Raimunda Maria dos Santos, casada há 60 anos com Mestre Expedito, agradeceu os anos vividos com Expedito e as manifestações de pesar pelo marido. "Só tenho gratidão pela pessoa que ele era, que não lembro dele ter feito mal para alguém. Era uma pessoa correta, que passou todos esses anos trabalhando na profissão dele, ganhou muitos clientes e amigos. Ele tratava todos com muito zelo. Ele vai deixar muita saudade para mim e toda família”, lamentou Dona Raimunda. Mestre Expedido deixa 4 filhos e 4 netos.

A TV Assembleia, através do programa Bom Gosto, com apresentação de Sandro Abrantes, entrevistou o artista em agosto de 2017, ocasião em que Mestre Expedito falou da sua arte e da sua trajetória de vida.

Acompanhe a entrevista na íntegra

Nota de Pesar

O governo do Estado diviulgou nota de pesar pela morte do artista. Veja na íntegra:

É com profundo pesar que o Governo do Estado do Piauí lamenta o falecimento de Mestre Expedito (89 anos), ocorrido nesta sexta-feira, 9.

Mestre Expedito era um dos nomes mais expressivos da arte santeira piauiense e seu nome faz parte do catálogo entre os 45 santeiros denominados “Senhores de seu ofício: arte santeira do Piauí”. Ele foi um dos precursores da arte santeira no Piauí, foi um dos mais importantes mestres santeiros do Estado ao lado de Mestre Dezinho.

Por sua arte, Mestre Expedito foi homenageado, participou de várias exposições e colocou o Piauí em destaque na arte santeira.

Neste momento de dor, o Governo do Piauí expressa as mais sinceras condolências aos amigos e familiares desse artista que tão bem fez ao Piauí.

...............................................

Fonte: Parlamento Piauí/Site TV Assembleia