Lei que garante acompanhamento em procedimentos que exigem sedação é sancionada
Aprovado pela Assembleia Legislativa do Piauí em maio deste ano, o projeto de lei que permite a presença dos pais ou responsáveis durante a realização de exames ou procedimentos que induzam o rebaixamento do nível de consciência das crianças ou adolescentes agora é lei. Sancionada pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles, a lei é de autoria da deputada Simone Pereira (MDB).
A matéria explica que são considerados como tais exames ou procedimentos os que envolvem sedação, anestesia geral ou qualquer outro método que resulte na perda temporária da consciência. E os estabelecimentos devem também fornecer local apropriado para a espera e informar sobre o estado de saúde do paciente.
“Garantir o direito dos pais ou responsáveis de acompanhar seus filhos durante procedimentos de sedação não é apenas uma questão de conforto emocional, mas uma medida que promove o cuidado centrado no paciente. Ao apoio e segurança durante momentos de incerteza, os pais desempenham um papel insubstituível nesse momento”, afirma a parlamentar.
Veja reportagem da TV Assembleia
...............................................................................
Fonte: TV Assembleia/Ascom Alepi - Imagem: Freepik