Lançado Projeto Inclusão Itinerante

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 09/09/2024 11h00, última modificação 09/09/2024 11h00
Mauro Eduardo, secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, explica sobre o projeto.

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), lançou, n sábado (7), o Projeto Inclusão Itinerante. O lançamento ocorreu durante as atividades da 3ª edição da Caravana da Cidadania, no bairro Mocambinho.


O projeto vai realizar as atividades por meio de um motorhome, com auxílio de mesas, cadeiras e uma barraca toldo. O veículo e os equipamentos foram adquiridos em parceria com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD/MDHC), por meio de recursos de emenda parlamentar no valor de R$ 385 mil, além da contrapartida estadual no valor de R$ 35 mil.

 

De acordo com o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, o veículo é totalmente adaptado para atender pessoas com deficiência. “Esse projeto tem o objetivo de descentralizar os serviços que nós oferecemos e levá-los para mais próximo dessas pessoas. Além de Teresina, vamos fazer um cronograma para percorrermos todo o estado do Piauí, oferendo mais conforto e acessibilidade”, destacou o gestor.

 

O secretário participou de entrevista nesta segunda-feira, 9, no Jornal Bom Dia Assembleia, ocasião em que declarou que o projeto deve atender os bairros de Teresina, bem como todos os municípios do interior do estado do Piauí. "Nosso objetivo é facilitar o acesso das pessoas com deficiência à, por exemplo, emissão da carteira do autismo, do passe livre, informações sobre acesso a um BPC - Benefício de Prestação Continuada", disse.


Segundo o secretário, o projeto vai levar esses serviços, levar informações, àquelas pessoas que têm dificuldades de saírem dos seus municípios, de saírem do seu bairro. "O que queremos é dar mais acessibilidade e mais inclusão às pessoas com deficiência que necessitam desses tipos de serviço. Eles são importantes e são fundamentais para essas pessoas", assinalou.

 

"Imagine quem mora, por exemplo, no interior do estado e que não tem uma carteira do passe livre, pessoas que não têm condições de pagar uma passagem de ônibus para vir à capital, para acesso a um serviço de habilitação, de saúde, educação. O passe livre é para garantir esse acesso às pessoas com deficiência e seus familiares", explicou Mauro Eduardo.

 

O secretário acrescentou que o projeto é realizado em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos. "A determinação do nosso governador (Rafael Fonteles) é que a gente possa estar mais próximo daquelas pessoas que mais precisam, e é isso o que nós vamos fazer, trabalhar para que a gente possa melhorar vida das pessoas com deficiência dos nossos 224 municípios", adiantou.

 

Ele disse que este ano o projeto vai acompanhar o calendário da Caravana da Cidadania. E a partir de 2025, percorrer o Piauí de norte a sul para que nenhuma pessoa com deficiência fique sem esse atendimento. "Vamos descentralizar para atender todos os municípios", finalizou Mauro Eduardo.

 

Acompanhe a entrevista


 

 

Fonte: TV Assembleia/Seid

Edição: Site TV Assembleia