Lançada campanha para aumentar cobertura vacinal no Piauí

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 03/10/2023 14h26, última modificação 03/10/2023 14h26
Serão intensificados os trabalhos nos próximos 14 dias para alavancar as coberturas no Piauí

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), lançou oficialmente, nesta terça-feira (3), a campanha estadual de multivacinação. O ato simbólico ocorreu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Poty Velho, na zona norte de Teresina.

 

A solenidade contou com a presença do médico infectologista Éder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, que destacou a importância da campanha para aumentar a cobertura vacinal e impedir o retorno de doenças ao país. O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, também participou do evento.

 

“Vamos superar esse problema das baixas coberturas vacinais e garantir a proteção da nossa população. Embora tenhamos eliminado várias doenças de circulação em nosso país, elas podem voltar. Temos o compromisso de não deixar isso acontecer”, destacou o diretor do Ministério.

 

Na Campanha de Multivacinação serão ofertadas às crianças de até sete anos (seis anos 11 meses e 29 dias) as vacinas: BCG, hepatite B, penta, pólio inativada, pólio oral, rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre amarela, tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, hepatite A e varicela.

 

"Hoje, lançamos oficialmente a campanha estadual e vamos intensificar os trabalhos nos próximos 14 dias para alavancarmos as coberturas no estado", disse a superintendente de Atenção à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos.

 

Já para aquelas, a partir dos sete anos de idade até menores de 15 anos, serão ofertadas as seguintes vacinas: hepatite B, febre amarela, tríplice viral, difteria e tétano (dT), meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa.

 

Em relação às doses das vacinas contra Covid-19 e influenza, elas seguem definições específicas de acordo com a faixa etária. Para as doses de influenza, a vacinação ocorrerá até zerar os estoques nos municípios, havendo disponibilidades, crianças a partir dos seis meses podem receber.

 

Para preparar os municípios, a Sesapi realizou ações de microplanejamento, método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que consistem em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística.

 

Nesta quarta-feira (4), o lançamento da campanha estadual  será no município de Alvorada do Gurgueia, na Creche Municipal Delite Benvindo. “Estamos muito confiantes, visto que realizamos a capacitação dos 224 municípios para essa campanha. A expectativa é alcançarmos a meta”, concluiu Leila Santos.

 

...............................................................

 

Fonte: Ascom Sesapi

Imagem: Sesapi

Edição: Site TV Assembleia