Justiça Itinerante realiza casamentos comunitários em penitenciárias de Teresina

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 11/03/2024 08h20, última modificação 11/03/2024 08h20
A primeira cerimônia ocorre nesta segunda-feira (11), na Penitenciária Regional Irmão Guido.

A Justiça Itinerante realiza, nos dias 11 e 13 de março, dois casamentos comunitários em penitenciárias da capital, visando levar cidadania a pessoas privadas de liberdade. A primeira cerimônia ocorre nesta segunda-feira (11), na Penitenciária Regional Irmão Guido, e a segunda na quarta-feira (13), na Colônia Agrícola Major César de Oliveira.

“Estes são eventos comunitários que aproximam a população carcerária ao exercício da cidadania. Para além de um momento de humanização, estas cerimônias são importantes para que estas pessoas possam criar laços afetivos, estabilidade emocional e apoio, pilares essenciais à ressocialização deste público à sociedade”, afirma o juiz auxiliar da Corregedoria do Foro Extrajudicial, Carlos Augusto Arantes Júnior.

Para a superintendente da Justiça Itinerante, Vanessa Brandão, a iniciativa visa auxiliar pessoas privadas de liberdade no processo de reintegração social, através do reconhecimento de união estável.

“Estarão sendo reconhecidas a união de 12 casais nos eventos, e é muito importante aproximarmos e apoiarmos o reingresso desse público à sociedade para que, com a construção de bases sólidas, eles possam ter novas oportunidades de cidadania e de melhoria de vida”, explica a superintendente.

Há 20 anos aproximando o Judiciário à sociedade, a Justiça Itinerante oferta serviços gratuitos que visam garantir o exercício da cidadania à população, como divórcio consensual, retificação de registros civis de nascimento, casamentos comunitários, dentre outros.

................................................................................

Fonte: Comunicação TJ-PI | Imagem: Reprodução

Edição: Site TV Alepi