Em entrevista ao jornal Bom Dia Assembleia, o diretor de Arrecadação da Sefaz-PI explica como funcionam esses descontos
Desde 1º de fevereiro, os contribuintes do Piauí podem aproveitar um desconto de 10% no pagamento do IPVA 2025. Em entrevista ao jornal Bom Dia Assembleia, o diretor de Arrecadação da Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI), Fernando Jufat, explicou as opções disponíveis para os motoristas.
O IPVA, um imposto anual, é lançado em 1º de janeiro, e os contribuintes têm até 31 de janeiro para quitar o valor integral com um desconto de 15%. Para aqueles que não conseguiram pagar até essa data, ainda há a possibilidade de quitar o imposto até 28 de fevereiro com um desconto de 10%. Após essa data, os pagamentos devem ser feitos em três parcelas: a primeira em janeiro, a segunda em fevereiro e a terceira em março, sem direito a desconto.
Fernando Jufat destacou que, até 31 de janeiro, cerca de 220 mil contribuintes já haviam quitado o IPVA, resultando em uma arrecadação de mais de R$ 300 milhões. No entanto, ainda restam aproximadamente 215 mil veículos que precisam ser regularizados com o pagamento.
Os motoristas que não pagarem o IPVA, seja com desconto ou não, estarão sujeitos a multas e juros. Além disso, a falta de pagamento pode levar à inscrição na dívida ativa do Estado e à apreensão do veículo por órgãos de trânsito, uma vez que o veículo ficará irregular.
Para aqueles que desejam aproveitar o desconto de 10% em fevereiro, o pagamento deve ser realizado através do Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare), acessível no site da Sefaz-PI. Os contribuintes devem inserir o número do Renavam e a placa do veículo para gerar o documento e realizar o pagamento via PIX.
É importante lembrar que o prazo para o pagamento com desconto de 10% vai até o dia 28 de fevereiro. Portanto, os motoristas que não pagaram a primeira cota em janeiro devem se atentar a essa data para evitar penalidades.