Inscrições para o Programa Piauí + Genética são prorrogadas
Devido à grande procura de produtores interessados em participar do Programa Piauí + Genética, a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) decidiu prorrogar o prazo de inscrição por mais 15 dias. Pequenos e médios criadores de bovinos terão até dia 25 de abril para realizar a inscrição, solicitando inseminação artificial em seu rebanho e capacitação para trabalhar com a tecnologia de forma gratuita.
“Nós já sabíamos que esse programa seria um sucesso, porque hoje o pecuarista procura melhorar o rebanho, o manejo, as pastagens, e o Piauí + Genética traz esse acesso e democratização na pecuária para criadores de pequeno e médio porte, que não tinham como usar essa tecnologia por conta do alto investimento”, disse o secretário Fábio Abreu.
Os principais critérios para participar do Piauí + Genética são ter o rebanho cadastrado junto à Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) e possuir uma pequena estrutura de imobilização dos animais em suas propriedades para que a equipe técnica possa atuar com segurança.
Na primeira etapa do programa, a Sada vai selecionar bovinos para inseminação de quatro raças: uma de corte, que é o nelore, e três raças de leite: gir leiteiro, girolando e holandesa. “Já recebemos mais de 300 inscrições dos quatro cantos do Piauí, o que demonstra o grande potencial tecnológico e revolucionário para a pecuária do estado. Levaremos assistência técnica da moderna pecuária, e transformação genética para o rebanho dos criadores, para que eles possam viver dessa atividade e não tê-la apenas como algo de subsistência”, destaca o coordenador do programa e diretor de Inovação Tecnológica da Sada, André Nogueira.
Para realizar as inscrições, existem dois meios, um presencial e outro on-line: produtores podem ir até a regional da Sada mais próxima da sua propriedade ou por meio do site portal.pi.gov.br/sada/programa-piaui-genetica/. A previsão é que no mês de maio, as inseminações já estejam sendo iniciadas, e o programa continue pelos próximos quatro anos sem interrupção.
..........................................................................................
Fonte: Ascom Sada