Imepi autua mais de 300 empresas em situação irregular

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 09/11/2023 15h35, última modificação 09/11/2023 15h35
As principais irregularidades são encontradas em fios e cabos elétricos, panelas e derivados utilizados em fogão, além de brinquedos.

O setor da Qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (mepi) já fiscalizou mais de 1.150 empresas neste ano. Ao todo, 326 estabelecimentos foram autuados.

 

As principais irregularidades são encontradas em fios e cabos elétricos, panelas e derivados utilizados em fogão, além de brinquedos, de acordo com as normas de fiscalização do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

 

Segundo o fiscal do Imepi, Aquiles Neto, atualmente, o setor da Qualidade fiscaliza 562 tipos de produtos. "Nós encontramos no mercado muitos fios com resistência maior que a devida, produtos com somente 20% a 40% de cobre. Isso pode gerar um risco muito grande de incêndio, além do prejuízo financeiro com a conta de energia no fim do mês. Outros itens também são recolhidos por ausência do selo do Inmetro ou até mesmo falsificação, como é o caso dos brinquedos e panelas", explica.  

 

De acordo com a diretora geral do Imepi, Patrícia Leal, esse trabalho é feito diariamente para evitar prejuízo ao consumidor. "Toda nossa equipe está empenhada em fiscalizar o máximo de estabelecimentos possíveis até o final do ano. Esses itens, além de gerar um prejuízo financeiro muito grande, também podem causar um curto-circuito ou algum acidente grave, no caso dos brinquedos para crianças", explica.

 

Em casos de denuncias, o consumidor pode enviar uma mensagem anônima para o número da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921.

 

.........................................................

 

Fonte: Ascom Imepi

Imagem: Imepi

Edição: Site TV Assembleia