IBGE conclui teste em Lagoinha do Piauí e segue rumo ao Censo 2022

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 18/03/2022 10h38, última modificação 18/03/2022 10h38
O IBGE promoveu um evento para divulgar à população os resultados do Teste do Censo Demográfico realizado no município
A divulgação dos resultados do teste do Censo Demográfico marca o encerramento da experiência em Lagoinha do Piauí. Na quinta-feira (17), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) promoveu um evento para apresentar os dados à população lagoinense. Agora, o órgão segue com as próximas etapas de preparação rumo ao Censo Demográfico 2022, que sai a campo em todo o país a partir de 1º de agosto.

A cerimônia de divulgação dos resultados ocorreu na Câmara de Vereadores do município e contou com a presença da população lagoinense e de autoridades locais. Compuseram a mesa de honra do evento o chefe do IBGE no Piauí, Leonardo Passos, o vice-prefeito de Lagoinha do Piauí, Aderval Borges, e a vereadora Shirley Soares.

Em sua fala, o chefe do IBGE no Piauí destacou a importância do suporte recebido por diferentes instituições para o sucesso do teste do Censo no município. “Agradecemos aos apoios que tivemos para realização do teste: da prefeitura, da câmara de vereadores e da imprensa”, enfatizou.

Por sua vez, o vice-prefeito devolveu os agradecimentos ao IBGE, ressaltando a qualidade do trabalho realizado. “Essas informações são muito importantes para o nosso município”, avaliou Borges. O bom desenvolvimento da operação também foi destacado pela vereadora. Para ela, “o teste foi muito bem preparado, mesmo tendo ocorrido em meio à pandemia”.

A exposição dos dados foi feita pelo coordenador operacional do Censo no Piauí, Ranieri Leite, e pelo coordenador técnico do Censo no Piauí, Pedro Andrade, com auxílio da analista censitária Giovanna Moura. Ao final da apresentação, foi aberto espaço para dúvidas e comentários.

Com orçamento garantido e protocolos ajustados às novas necessidades sanitárias, a pesquisa censitária irá a campo em 2022. “Com o teste, foram feitos os ajustes finais para que possamos realizar o Censo Demográfico a partir do dia 1º de agosto”, explicou o chefe do IBGE no Piauí. Mais de 2,6 mil recenseadores visitarão cerca de 900 mil domicílios nos 224 municípios do estado – inclusive, em Lagoinha do Piauí.

Resultados do teste

Foram visitados 1.644 endereços – residenciais, comerciais, prédios públicos etc – e contados 2.892 habitantes em Lagoinha do Piauí. Conforme os dados obtidos, o município possui mais homens do que mulheres, ao contrário do que ocorre na maior parte do país. Cerca de 51,1% da população lagoinense é do sexo masculino, enquanto 48,9% é do sexo feminino. Por meio do teste, também foi possível descobrir que 17,5% dos moradores são idosos.

Dos endereços visitados, os recenseadores do IBGE encontraram 1.010 domicílios ocupados. Dentre estes, não foi possível realizar entrevista em 45, seja por dificuldades em encontrar os informantes ou por recusas explícitas. Além desses dados, o IBGE disponibilizou mapas, que registraram, pela primeira vez em um teste para o Censo Demográfico, as coordenadas de todas as residências visitadas.

Com informações IBGE
Imagem: Reprodução G1