HGV realiza semana de conscientização sobre hepatites virais
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) inicia, nesta quarta-feira (17), a programação da campanha alusiva ao Julho Amarelo 2024, cujo objetivo é conscientizar e prevenir as hepatites virais. A ação, que segue até sexta-feira (19), contará com uma palestra sobre as hepatites para os colaboradores e usuários do hospital.
A campanha “Julho Amarelo” foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019 e tem por finalidade reforçar, durante todo mês de julho, às ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais.
Reportagem da TV Assembleia aponta que no Brasil foram registrados, em 2022, 756 casos de hepatite, conforme dados do Ministério da Saúde, sendo o maior percentual a do tipo C, a mais perigosa.
A hepatologista Joselda Lemos esclarece, na reportagem, que as hepatites geralmente são assintomáticas, ou seja, a pessoa tem a doença e não sabe, principalmente a hepatite C, porque em 80% a 90% das pessoas com a doença, ela se torna crônica, levando à inflamação de fígado, cirrose, de forma silenciosa.
"O Brasil e vários outros países assinaram um tratado junto à OMS (Organização Mundial de Saúde) para a eliminação das hepatites virais", frisa Joselda Lemos.
Acompanhe aqui a reportagem completa
..............................................................................
Fonte: TV Assembleia/HGV