HGV promove mais uma edição da Semana de Segurança do Paciente
O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, nos dias 17, 18 e 19 de setembro, a 8ª Semana de Segurança do Paciente, com o tema “Comunicação e Trabalho em Equipe”. O evento é organizado pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente do HGV.
Em entrevista do Jornal Bom Dia Assembleia desta terça-feira , 10, a coordenadora do evento, a enfermeira Cecília Viana, disse que a Organização Mundial da Saúde (OMS) proporciona, no dia 17 de setembro, o Dia Internacional da Segurança do Paciente. "Nesse dia, nós programamos para trabalhar 17, 18. 19 (de setembro). Com temas vastos, palestras, mesa-redonda, oficinas de aprendizagem em relação às metas internacionais de segurança, e a gente traz a Comunicação Efetiva e o Trabalho em Equipe. Nós temos seis metas internacionais de segurança, e essa meta ela é difícil, porque a comunicação, muitas vezes, ela pode trazer erros. E esses erros podem causar danos ao paciente", explicou.
Segundo a enfermeira, a OMS destaca essa data para sensibilizar sensibilizar e chamar mais atenção da equipe para essa melhoria contínua que precisa ter em relação ao cuidado e saúde do nossos pacientes. E os profissionais de saúde, não só eles, mas os pacientes, a família e os acompanhantes precisam estar engajados nesse processo de melhoria contínua que nós precisamos ter dentro da nossa instituição.
De acordo com a coordenadora, há ainda muitos desafios nessa questão, nesse atendimento, esse um comprometimento, ele é um desafio grande. "Um um outro desafio que eu considero é a mudança da cultura, porque mudar a cultura e mudar a comportamento é difícil. Você conseguir mudar quando a gente consegue mudar a cultura. É o que a gente vem tentando ao longo desses últimos 10 anos na nossa instituição. Quando a gente muda a cultura, o comportamento, a gente consegue atender o nosso paciente da melhor forma, porque a gente consegue seguir os nossos protocolos de atendimento", completou.
O evento será aberto ao público em geral, inclusive a estudantes.
Confira aqui a entrevista completa
Fonte: TV Assembleia/HGV