R$ 193 milhões serão investidos em obras de modernização do Metrô de Teresina

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 22/07/2024 15h10, última modificação 22/07/2024 15h11
O número de passageiros atendidos diariamente pelo sistema metroviário na capital saltará de 4 mil para 12 mil.

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria dos Transportes (Setrans), está executando as obras da primeira etapa da modernização e revitalização do Metrô de Teresina. A intervenção é o maior investimento em mobilidade urbana da história de Teresina. Nela, estão sendo aplicados R$ 193 milhões, oriundos de convênio celebrado entre a Setrans e o Ministério das Cidades (MCID). Os recursos são repassados pela Caixa Econômica Federal (CEF).


Em entrevista à TV Assembleia, o secretário de Transportes, Jonas Moura, disse que essa é uma obra já começou e que está gerando grande expectativa por parte da população. Nessa primeira etapa, segundo ele, será construída uma nova linha, com cerca de 3,5 quilômetros e 30 mil dormentes, dando uma velocidade bem maior do que a linha atual, além de conforto e segurança para toda a população.

 

Antônio Sobral, engenheiro responsável pelo empreendimento, disse que nessa primeira etapa serão modernizadas cinco estações. Na segunda fase, será complementada a primeira etapa, duplicando toda a linha, ampliar sistema de manutenção e serão adquiridos mais trens para o metrô.

 

A estimativa do governo é de que com a conclusão das duas etapas, o Metrô de Teresina terá capacidade para atender 48 mil pessoas diariamente com um sistema moderno e pontual.


Confira e reportagem


 

 

..........................................................................................

 

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia