Governo do Piauí lança SoberanIA, primeira plataforma de Inteligência Artificial 100% em português
O Governo do Piauí anunciou o lançamento da SoberanIA, a primeira plataforma de Inteligência Artificial com base de dados totalmente em português. O supercomputador necessário para rodar essa tecnologia já foi instalado no data center do Estado, localizado na Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI). O projeto é pioneiro e visa oferecer soluções digitais para otimizar os serviços públicos.
Em entrevista à jornalista Shirley Evangelista no jornal Alepi TV 1 desta quarta-feira, 5, o diretor técnico da ETIPI, José Alves, explicou que a iniciativa busca reduzir a dependência de tecnologias estrangeiras, garantindo que a IA seja desenvolvida e treinada integralmente em português. "Com o avanço das IAs, temos visto grandes empresas estrangeiras lançando novos produtos frequentemente. O governador tomou a decisão estratégica de desenvolver um produto doméstico, com infraestrutura local e que atenda às necessidades do nosso Estado. Assim nasceu a SoberanIA, uma IA soberana, com tecnologia piauiense", destacou.
Para garantir o funcionamento da SoberanIA, o Governo do Piauí investiu na aquisição de um supercomputador de alta performance, que foi instalado no data center estadual. A máquina possui capacidade de processamento 250 vezes superior a de um computador comum, contando com 2000 GB de memória RAM e quatro placas de vídeo de alto desempenho da NVIDIA, utilizadas para processar linguagem natural e aprendizado de máquina.
"Esses componentes são fundamentais para treinar e operar a inteligência artificial, permitindo que ela compreenda e responda em português de forma natural e eficiente", explicou José Alves.
A previsão é que a primeira implementação ocorra na área de Segurança Pública, uma das mais inovadoras do Estado. Em seguida, a tecnologia será expandida para setores como Saúde e Educação, permitindo que diferentes secretarias utilizem a plataforma de IA piauiense em seus serviços..
Acompanhe a entrevista na íntegra
Fonte: TV Assembleia