Festival fortalece laços de alunos com escolas do Piauí

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 20/09/2022 16h35, última modificação 20/09/2022 19h12
O evento será realizado no período de 26 de setembro a 10 de novembro, com a participação de alunos de todas as escolas da rede pública estadual

Com o objetivo de fortalecer os laços dos estudantes com as escolas e, inclusive, combater a evasão dos estudos, o Governo do Estado lançou nesta terça-feira, 20, no Palácio de Karnak, o Festival Integral Cultural Estudantil do Piauí (FICEPI).

 

O FICEPI é um projeto realizado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e visa promover a integração da Rede Pública Estadual da Educação Básica, através da arte: música, dança, poesia, pintura, literatura e teatro, na perspectiva de fortalecimento do Projeto de Vida e do Protagonismo Juvenil, contemplando a diversidade cultural do Piauí em suas especificidades locais tão bem representada pelas escolas.



"A escola não é mais aquela caixinha, aquela coisa sem graça. Os estudantes estão permanecendo na escola porque agora têm possiblidade de fazer outras coisas, descobrir seu talento", afirmou a governador Regina Sousa.  



Ela frisou ainda a importância da escola de turno integral no festival, pois o fato do jovem passar o dia na escola o afasta das drogas e das ruas. "Tanto é que as escolas integrais têm melhor desempenho", disse Regina.



O superintendente de Educação Básica da Seudc, Carlos Alberto, comentou que a Secretaria tem trabalhado projetos diferenciados para agregar valor à cidadania de cada um dos estudantes das escolas estaduais. "Isso é o protagonismo juvenil. Isso tem a ver com o projeto de vida de cada um. Isso aflora por meio da arte, música, dança e cinema, além da parte tecnológica, que foi muito usada durante a pandemia", concluiu.



O FICEPI acontecerá de 26 de setembro a 10 de novembro, com a participação de alunos de todas as escolas da rede pública estadual.  Os cinco primeiros colocados terão prêmios de R$ 5 mil a R$ 1 mil.


Reportagem relacionada




Fonte: Seduc