Festas juninas: Corpo de Bombeiros alerta sobre cuidados com manuseio de fogos de artifícios

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 07/06/2024 15h37, última modificação 07/06/2024 15h37
Esta atividade aumenta em 50% a incidência de pacientes com queimaduras nos hospitais de todo o Brasil.

Reportagem da TV Assembleia do Piauí alerta para os cuidados com o manuseio de fogos de artifícios, muito comum neste período de festas juninas pelo Brasil. O Corpo de Bombeiros do Piauí orienta a população sobre a observância dos itens de segurança que geralmente acompanham esses tipos de produtos.

 

Nos meses de junho e julho, o Brasil celebra a tradicional festa de São João, um evento repleto de fogos de artifício, fogueiras e balões, muitas vezes manuseados sem orientação adequada. Observa-se um aumento significativo nos índices de atendimento por queimaduras em todo o país durante este período. 

 

Estima-se que o Brasil registre aproximadamente 1 milhão de acidentes com queimaduras anualmente. Desses, 100 mil vítimas procuram assistência hospitalar e cerca de 2,5 mil acabam falecendo, direta ou indiretamente, em decorrência das lesões.

 

A maioria dos acidentes ocorre por manuseio inadequado de produtos que causam queimaduras. Quando se trata de fogos de artifício e produtos químicos, especialistas alertam para a importância da leitura das instruções, pois é crucial seguir as recomendações do fabricante, pois os produtos químicos podem causar queimaduras severas, explosões e até levar à morte.


Acompanhe mais informações na reportagem da TV Assembleia


 

........................................................................

 

Fonte: TV Assembleia/Voz Ativa

Edição: Site TV Assembleia