Ferramenta aponta desenvolvimento sustentável nos municípios

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 20/07/2022 08h20, última modificação 19/07/2022 19h23
Por meio dessa ferramenta, é possível identificar as virtudes e as fragilidades dos municípios no cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU

O Brasil se tornou o primeiro país do mundo a avaliar os avanços e os retrocessos da Agenda 2030 da ONU, com o lançamento do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR). 

 

Trata-se de uma ferramenta que reúne indicadores e dados dos 5.570 municípios brasileiros. Por meio dela, é possível identificar as virtudes e as fragilidades do ente no cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

 

Clique aqui para acessar os dados 


Segundo o diretor do Instituto Cidades Sustentáveis, Jorge Abrahão, o índice possibilita uma visão geral e integrada das cidades brasileiras em cada um dos objetivos. A ferramenta também conta com mapa interativo, análise individual de cada município e um ranking entre cidades, estados e regiões em relação ao nível de desenvolvimento sustentável. 

 

“É importante que o país tenha indicadores atualizados. Nós conseguimos criar o índice que desenvolveu um olhar para as cidades, criou um ranking e nós conseguimos ver as cidades em cinco diferentes níveis, que vão de muito baixo desenvolvimento sustentável até muito alto desenvolvimento sustentável. Se conseguirmos avançar com essa agenda nas cidades, também vamos estar avançando o país”, destaca. 

 

Até o momento, a cidade que teve a melhor performance dentro dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU foi São Caetano do Sul, localizado na região metropolitana de São Paulo, que atingiu 65,62 pontos na soma de todos os critérios. O município tem cerca de 162.763 habitantes e conta com um PIB per capita de R$ 85.062,97.

 

Já a última posição do ranking é ocupada pelo município paraense de Santana do Araguaia, com 30,10 pontos. Situado no extremo sul do estado, a cidade tem 75.995 habitantes e um PIB per capita de R$ 14.228,20.

 

A apresentação do Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil (IDSC-BR) foi feita no último dia 8 de julho, em São Paulo (SP), durante a abertura da primeira edição do Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades. 

 

Na ocasião, o secretário de Pesquisa e Formação Científica do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales, defendeu que as Universidades e Institutos de Pesquisa podem contribuir para o alcance de bons índices sustentáveis. 

 

“O desafio que coloco para os prefeitos, com apoio do MCTI, é que coloquemos as Universidades e Institutos de Pesquisa à disposição dos municípios, para que todos esses índices sejam superados. Aqueles que não estão bem, que superem esses desafios com a melhor ciência disponível no país”, considera. 

 

Em busca do desenvolvimento sustentável

 

O objetivo da ferramenta é estimular o cumprimento da Agenda 2030. O índice também é apontado como uma oportunidade para as cidades se envolverem mais com a agenda global de desenvolvimento sustentável. Outro intuito é conscientizar a população sobre a temática. 

 

A ferramenta foi criada por meio de um trabalho conjunto entre o Instituto Cidades Sustentáveis (ICS) e a SDSN (UN Sustainable Development Solution Network). 


A iniciativa foi estabelecida dentro da própria ONU para mobilizar conhecimentos técnicos e científicos no apoio de soluções em escalas locais, nacionais e globais.

 

O trabalho conta, ainda, com o apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova.

 

.................................................................

 

Fonte: Brasil 61

Imagem: Reprodução

Edição Site TV Assembleia

Vexualp
Vexualp disse:
31/08/2022 14h09
by Dieter-Michael Grohmann - Make-up <a href=https://cialisfstdelvri.com/>best generic cialis</a> With both options, you can access high-quality treatment for ED without leaving your couch
endummams
endummams disse:
02/09/2022 17h20
<a href=https://buypriligyo.com/>priligy near me</a> The maximum recommended daily dose is 100 mg once a day
Immopsy
Immopsy disse:
04/09/2022 15h50
<a href=https://vtopcial.com/>cialis online without prescription</a> Roman s Testosterone Support supplement is not a treatment for low testosterone
liailiVen
liailiVen disse:
06/09/2022 18h11
<a href=https://cheapcialiss.com/>cialis on sale in usa</a> The nitric oxide causes an enzyme, guanylate cyclase, to produce cyclic guanosine monophosphate cGMP
shimeme
shimeme disse:
09/09/2022 15h47
<a href=https://clomida.com/>ovulation calculator with clomid</a> With Chloe, I was on progesterone suppositories - 50 mg, but I don t remember ever being on the prometrium pill.
Ethethy
Ethethy disse:
12/09/2022 17h48
Hum Reprod Update. <a href=http://tamoxifenolvadex.com/>nolvadex pct for sarms</a>
theorma
theorma disse:
16/09/2022 08h26
<a href=http://buydoxycyclineon.com/>doxycycline hyc 100 mg</a> What is Epsolay.
evactancy
evactancy disse:
06/10/2022 18h10
Should I be concerned about articles I have read that say some osteoporosis medications can cause an irregular heartbeat <a href=http://buylasixon.com/>ethacrynic acid to lasix conversion</a> Szegedi Z, TakГЎcs J, Szende B, VadГЎsz Z, HorvГЎth A, GulyГЎs E, TГіth G, PetГЎk I, Bocsi J, KГ©ri G
PeedyOnem
PeedyOnem disse:
12/10/2022 08h15
<a href=https://bestcialis20mg.com/>cialis generic reviews</a> Sherman, USA 2022 06 19 23 53 02
urbactarp
urbactarp disse:
28/10/2022 08h35
Vardi JR, et al <a href=http://stromectol.autos/>ivermectin cream</a> Brief report impaired processing of prohormones associated with abnormalities of glucose homeostasis and adrenal function
Priclecit
Priclecit disse:
06/11/2022 02h55
Doctors discovered Jane s cancer during a routine mammogram, which she has religiously undergone for years <a href=http://priligy.me/>order priligy online usa</a> To drive the expression of Vav1 in pancreatic acinar cells, we used a Ptf1a promoter, which participates in the maintenance of exocrine pancreas specific gene expression Krapp et al, 1998
Comentários foram desativados.