Favela F5: Santa Maria da Codipi e Grande Dirceu recebem evento pioneiro em turismo comunitário
Neste fim de semana, dias 14 e 15 de dezembro, as regiões de Santa Maria da Codipi e do Grande Dirceu, em Teresina, serão palco do Favela F5, um evento inovador que promove o turismo comunitário e visa aproximar serviços e oportunidades das comunidades periféricas. A iniciativa, organizada pela Cufa Piauí, conta com diversas atividades culturais, tecnológicas e sociais.
Em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia desta sexta-feira, 13, Michel Ângelo, diretor de produção da Cufa Piauí, disse que a escolha desses dois bairros tem o objetivo de chamar a comunidade para participar de ações que abrangem temas como tecnologia, cultura e inovação. “Queremos promover uma espécie de turismo comunitário, onde as pessoas possam conhecer mais sobre essas regiões, além de ter acesso à cultura, à música, à inovação e à tecnologia,” destacou Michel.
Serviços e ações gratuitas
O evento também conta com importantes serviços gratuitos para a população, como emissão de carteira de identidade digital, consultas médicas, distribuição de kits e palestras educativas. Essas iniciativas visam reduzir a vulnerabilidade da população a golpes e desinformações. “A ideia é informar a população mais carente. Dentro das comunidades, favela não é carência, é potência. Queremos empoderar as pessoas para que saibam identificar informações falsas e evitar problemas como golpes financeiros,” explicou Michel.
Programação diversificada
O Favela F5 será realizado no sábado (14) em Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina, das 8h às 12h. No domingo (15), o evento segue para o Grande Dirceu, na zona Sudeste, no Teatro Paulo VI, das 16h às 20h. Além dos serviços gratuitos, o público poderá participar de apresentações culturais e atividades de inovação.
Parcerias que fazem a diferença
A realização do Favela F5 só foi possível graças a parcerias com diversas instituições, como a Equatorial, a Secretaria de Saúde e a Secretaria de Segurança. “Nosso presidente, Valsan Calicho, mobilizou várias secretarias para garantir que as comunidades tivessem acesso a esses serviços e oportunidades,” afirmou Michel.
Convite para todos
Michel Ângelo convida não apenas os moradores das regiões contempladas, mas também pessoas de outras localidades a prestigiar o evento. “Quero convidar todo mundo para comparecer ao Favela F5. Vamos ter muitas ações, cultura, inovação e serviços gratuitos para a população. É um evento pensado para todos e que reflete o potencial das nossas comunidades,” finalizou.
Serviço:
-
14/12 (Sábado): Santa Maria da Codipi, das 8h às 12h.
-
15/12 (Domingo): Grande Dirceu (Teatro Paulo VI), das 16h às 20h.
Veja a entrevista na íntegra
Fonte: TV Assembleia