Farmácia Popular: lista de medicamentos gratuitos oferecidos

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 12/06/2023 07h00, última modificação 09/06/2023 14h01
População indígena e mulheres terão acesso a medicamentos de forma gratuita, assistência farmacêutica pode atingir mais de 55 milhões de brasileiros

O governo federal retomou nesta quarta-feira (7/6) o programa Farmácia Popular do Brasil. A ação inédita, busca ampliar a oferta de medicamentos gratuitos para a população e credenciar novas unidades em municípios de maior vulnerabilidade.

 

Os beneficiários do Bolsa Família poderão retirar todos os 40 medicamentos disponíveis no programa de forma gratuita, além disso o novo formato do programa permite que mulheres retirem gratuitamente medicamentos indicados para o tratamento da osteoporose e contraceptivos.

 

Outra novidade é a de que o programa passa a atender a população indígena, o objetivo é ampliar e facilitar o acesso básica de medicamentos à população presente nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) com a assistência através de todos os medicamentos do rol de forma gratuita.

 

Segundo o Ministério da Saúde a iniciativa amplia o acesso à assistência farmacêutica a 55 milhões de brasileiros e entre esse número cerca de 5 milhões de mulheres poderão ter acesso aos medicamentos. As unidades participantes para o credenciamento terão um aumento que pode atingir 811 cidades, em todas as regiões do país, 94,4% delas no Norte e Nordeste.

 

Veja a lista completa de medicamentos gratuitos e com desconto no programa Farmácia Popular:

 

Patologia
Medicamento
Pacientes Bolsa Família
Mulheres
Povos Indígenas
Outros pacientes
Anticoncepção acetato de medroxiprogesterona (150 mg) Gratuito Gratuito Gratuito Desconto
Anticoncepção etinilestradiol (0,03mg) + levonorgestrel (0,15 mg) Gratuito Gratuito Gratuito Desconto
Anticoncepção noretisterona (0,35 mg) Gratuito Gratuito Gratuito Desconto
Anticoncepção valerato de estradiol (5 mg) + enantato de noretisterona (50 mg) Gratuito Gratuito Gratuito Desconto
Asma brometo de ipratrópio (0,02 mg) Gratuito Gratuito Gratuito Gratuito
Asma brometo de ipratrópio (0,25 mg) Gratuito Gratuito Gratuito Gratuito
Asma sulfato de salbutamol (100 mcg) Gratuito Gratuito Gratuito Gratuito
Asma sulfato de salbutamol (5 mg) Gratuito Gratuito Gratuito Gratuito
Asma dipropionato de beclometasona (50 mcg) Gratuito Gratuito Gratuito Gratuito
Asma dipropionato de beclometasona (200 mcg) Gratuito Gratuito Gratuito Gratuito
Asma dipropionato de beclometasona (250 mcg) Gratuito Gratuito Gratuito Gratuito
Diabetes cloridrato de metformina (500 mg) Gratuito Gratuito Gratuito Gratuito
Diabetes cloridrato de metformina (500 mg - ação prolongada) Gratuito Gratuito Gratuito Gratuito
Diabetes cloridrato de metformina (850 mg) Gratuito Gratuito Gratuito Gratuito
Diabetes glibenclamida (5 mg) Gratuito Gratuito Gratuito Gratuito
Diabetes insulina humana regular (100 ui/ml) Gratuito Gratuito Gratuito Gratuito
Diabetes insulina humana (100 ui/ml) Gratuito Gratuito Gratuito Desconto
Diabetes mellitus tipo 2 + doença cardiovascular (> 65 anos) dapagliflozina (10 mg) Gratuito Desconto Gratuito Desconto
Dislipidemia sinvastatina (10 mg) Gratuito Desconto Gratuito Desconto


saiba quem terá acesso gratuito a medicamentos

 

Bolsa Família

 

A partir de agora, os 55 milhões de brasileiros beneficiários do programa Bolsa Família poderão retirar gratuitamente todos os 40 medicamentos disponíveis no rol do Farmácia Popular. Para fazer a retirada, o usuário precisa procurar uma farmácia credenciada e apresentar receita médica, documento de identidade e CPF. O reconhecimento do vínculo com o Bolsa Família, de acordo com o Ministério da Saúde, será feito automaticamente pelo sistema, não sendo necessário cadastro prévio.

 

Saúde da mulher

 

Outra novidade anunciada pelo governo federal é que, no novo formato do Farmácia Popular, todas as mulheres podem retirar gratuitamente medicamentos indicados para o tratamento da osteoporose, além de contraceptivos. Cálculos do Ministério da Saúde apontam que cerca de 5 milhões de mulheres em todo o país, que antes pagavam a metade do valor por esse tipo de medicamento, devem ser beneficiadas com a retirada dos produtos de graça.

 

Povos indígenas

 

O Farmácia Popular também passa a atender a população indígena. A proposta, de acordo com a pasta, é ampliar e facilitar o acesso, de forma complementar, à assistência farmacêutica básica oferecida atualmente nos distritos sanitários especiais indígenas (DSEI). Com a ação, todos os 40 medicamentos do rol do programa passam a ser disponibilizados de forma gratuita para povos originários.

 

“Para evitar o deslocamento, um representante da comunidade será escolhido para retirar os medicamentos indicados. Assim, também não será necessário ter um CPF para ser atendido pelo programa. Essa iniciativa entrará em prática em um projeto piloto no território yanomami e, em seguida, expandida de forma gradual para as outras regiões. As ações serão implementadas com a participação dos conselhos distritais de saúde indígena”, informou o Ministério da Saúde.

 

Demais públicos

 

Os medicamentos para asma, hipertensão e diabetes que integram o rol do Farmácia Popular seguem gratuitos para todos os públicos.

 

Novos credenciamentos

 

A pasta retomou ainda novas habilitações, priorizando municípios de maior vulnerabilidade que aderiram ao programa Mais Médicos. Ao todo, 811 cidades poderão solicitar credenciamento de unidades em todas as regiões do país, sendo 94,4% delas no Norte e Nordeste.

 

Com as novas habilitações, a expectativa é que, até o fim do ano, o Farmácia Popular passe a ter unidades em 5.207 municípios, o equivalente a 93% do território nacional.


Texto Original Correio Braziliense

 

.................................................................

 

Fonte: Correio Braziliense/Agência Brasil

Imagem: Foto de Árpád Czapp na Unsplash

Edição: Site TV Assembleia