Farmácias estão autorizadas para a realização de testes rápidos de ISTs

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 30/07/2024 13h55, última modificação 30/07/2024 18h50
O presidente do Conselho Regional de Farmácias no Piauí detalha sobre o tema.

O Ministério da Saúde publicou, em nota técnica, orientações para que farmácias autorizadas realizem testes rápidos para diagnóstico da infecção pelo HIV, sífilis, hepatites virais e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). A nota reforça a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que define a inclusão de farmácias autorizadas no grupo de Serviços Tipo 1, do qual também participam os consultórios isolados.

A equipe técnica do Departamento de HIV, Aids, Tuberculose, Hepatites Virais e Infecções Sexualmente Transmissíveis (Dathi) da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) reforça que os testes rápidos realizados por esse tipo de serviço têm a finalidade de triagem, ou seja, o diagnóstico só estará confirmado após o fluxograma completo em serviço de saúde autorizado.

Neste sentido, as farmácias devem estar articuladas com a rede de diagnóstico, assistência à saúde e vigilância epidemiológica do HIV, sífilis e hepatites B e C do território, para promover o adequado seguimento dos usuários com testes reagentes, acesso à conclusão diagnóstica e, quando necessário, ao tratamento.

Em entrevista à TV Assembleia, o presidente do Conselho Regional de Farmácias no Piauí, Raulino Ferreira, disse que essa nota técnica brinda a farmácia porque é a primeira porta aberta para o usuário, para o paciente, para o cliente fazer isso, mas muitas pessoas têm receio de procurar as unidades para fazer esse teste.

"Esse teste pode ser feito tanto pelo farmacêutico, que é um profissional habilitado, especializado nessa área de análise e faz esse teste. Nós ficamos satisfeitos porque podemos também fazer a questão do hemograma, dos testes que envolvem também coagulação", disse Raulino.

Acompanhe aqui a reportagem completa

...............................................................................................

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia