Expectativas e preparativos para o segundo dia de provas do Enem 2024
O segundo dia de provas do Enem 2024 acontece neste domingo, 10 de novembro, com provas de Ciências da Natureza e Matemática. Serão aplicadas questões de Química, Física, Biologia e Matemática, com um total de 90 perguntas. Embora esta etapa do exame seja das disciplinas de exatas, é necessário que os estudantes dominem também a interpretação de texto para responder com precisão.
De acordo com Karoline Mendes, diretora de Mediação Tecnológica da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc), em entrevista ao Jornal Alepi TV 1 desta sexta-feira, 8, o Enem se destaca por seu formato diferente dos vestibulares tradicionais, sendo bastante contextualizado . "Nesse segundo dia, esperamos que os alunos estejam mais tranquilos, pois já conhecemos o estilo de prova e o local de aplicação."
Ainda que a prova deste domingo seja de exatas, Karoline reforça que a interpretação é essencial para entender os enunciados e resolver as questões. Essa competência é incentivada desde o início do ano letivo, com foco nos chamados "RX do Enem" — conteúdos mais cobrados, envolvendo tanto nas aulas regulares quanto nas revisões do programa Pré-Enem Seduc. Segundo a diretora, os alunos da rede estadual, por exemplo, contam com suporte em plataformas digitais, aulas especiais e revisões.
Para além das provas, a Seduc também prepara uma recepção para os alunos no dia do exame, com distribuição de água, canetas e palavras de apoio, além de uma análise detalhada das questões ao final do dia. Em janeiro, após a divulgação das notas, os alunos recebem orientação para usar a classificação no Sisu, ProUni e FIES, encerrando o ciclo de preparação para o ingresso no ensino superior.
Karoline Mendes destaca o esforço coletivo da equipe Seduc, com ações intensificadas em 2024, incluindo mais de 126 revisões e laboratórios de redação, que visam aumentar as chances de notas altas. A expectativa é de resultados positivos e uma inserção crescente de alunos da rede pública no ensino superior.
Confira a entrevista na íntegra
Fonte: TV Assembleia