Evento Confluências do Teatro Brasileiro inicia 4ª edição com programação gratuita em Teresina
A quarta edição do Confluências do Teatro Brasileiro começa nesta terça-feira (29), em Teresina, e promete movimentar a cena cultural do Piauí até o fim da semana, com uma programação ampla e diversa. O festival, que teve início em 2021, logo após o período mais restrito da pandemia, vem crescendo a cada ano e consolidando-se como um dos principais eventos de artes cênicas do Piauí.
O coordenador-geral do evento, Adriano Abreu, em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia desta segunda-feira (28), acredita que, neste ano, o tema do evento será "Potência e Ato", inspirado na filosofia aristotélica, em que o teatro é visto tanto como possibilidade de expressão quanto como uma manifestação concreta de ideias e reflexões. O festival traz à cena espetáculos de companhias piauienses e de outros estados, buscando promover um intercâmbio de linguagens e entretenimento.
O evento ocupará os espaços icônicos de Teresina, como o Sesc Cajuína e a Biblioteca Cromwell de Carvalho, além do centro da cidade. A abertura ficará por conta da intervenção pública Caretada, coordenada pelo coreógrafo e artista da dança Datan Izaká, que promete surpreender e envolver o público.
A “Mostra Novas Poéticas” apresenta dois espetáculos impactantes: a crítica social “Tudo na Mão de Preto Vira Arma”, de Ark Dias, e o solo experimental “Eu quero é dançar da forma que me der em presença”, de Paulo Beltrão Marathaoã. As obras trazem reflexões profundas sobre a sociedade e a identidade piauiense, representando as novas vozes da cena teatral do estado.
Além de prestigiar artistas locais, Adriano Abreu adiantou que o festival contará com a Mostra Nacional, que trará três espetáculos de grande relevância no cenário teatral brasileiro: o irreverente e colorido “O Maravilhoso Cabaré” (PR), que explora a versatilidade da cultura drag; o premiado “As Cores da América Latina” (AM), vencedor do Prêmio Shell 2024; e a aclamada peça carioca “Menina Mojubá” (RJ), um sucesso de crítica e de público que chega a Teresina com grandes expectativas.
"Além dos espetáculos, o Confluências promove workshops como o workshop de drag queen, "Eu Quero Me Montar", ministrado por artistas de Curitiba, reforçando a diversidade e inclusão.
O festival se encerra com um show gratuito, reunindo a banda Validuaté e o músico Teófilo Lima.
Veja a entrevista completa com Adriano Abreu
Fonte: TV Assembleia