Estudantes da rede estadual já estão na expectativa para a abertura do Sisu
Têm início, nesta terça-feira (15), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os candidatos a uma vaga nas instituições públicas de ensino superior terão até o dia 18 de fevereiro para realizar a inscrição no site do MEC.
No Piauí, ao todo, cinco instituições vão ofertar vagas no ensino superior por meio do Sisu, que leva em conta a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): UFPI: 2.888 vagas; IFPI: 2.265 vagas; Uespi: 2.515 vagas; Univasf: 170 vagas (São Raimundo Nonato); e UFDPar: 596 vagas (Parnaíba). Totalizando 8.434 vagas.
A diretora da Unidade de Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, lembra que os candidatos devem ficar atentos para não perder os prazos. “As inscrições do Sisu começam nesta terça e vão até o próximo dia 18 de fevereiro, serão três dias para o candidato acessar o site do MEC e buscar a sua vaga no ensino superior. Os estudantes que fizeram o Enem, já sabem como foi o seu desempenho desde a última quarta-feira, com a divulgação das notas, agora é focar no Sisu, lembrando que o estudante pode concorrer a mais de 200 mil vagas em todo o País.”, disse.
Quem está na expectativa para a abertura das inscrições do Sisu é Déborah Luyze Franco, da cidade de Batalha, município distante 165 km da capital. A jovem de 16 anos, que cursou o Ensino Médio na Unidade Escolar Gayoso e Almendra, obteve 900 pontos na redação. Com o desejo de cursar Direito, a estudante pretende entrar no sistema do MEC nas primeiras horas e buscar uma vaga na universidade Federal do Piauí.
“Estou muito ansiosa pela abertura do sistema do MEC, quero entrar nas primeiras horas, acho que nem vou conseguir dormir. Quero fazer Direito na UFPI, é um sonho e amanhã será um novo passo para que ele se realize”, afirmou a estudante.
A divulgação dos classificados na chamada regular ocorre no próximo dia 22 de fevereiro.
Ações positivas e a certeza de bons resultados
Durante todo o ano de 2021, a Seduc realizou ações para preparar os estudantes para o Enem, como o Pré-Enem Live, Pré-Enem na Estrada, Pré-Enem PPL, Corujão da Vitória, Dia E, Redação Nota Mil, Pílulas do Consultor, Salas de aula on-line, Correção Coletiva de Redação, Podcasts de Redação, Simulados, Super-Quintas, Passe Livre, Comentários Pós-Enem; Live SISU e Festa dos Aprovados.
Além de todas as ações preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a Secretaria de Estado da Educação realizou em dois momentos o Pré-Sisu Live, cujo objetivo foi tirar todas as dúvidas dos candidatos que fizeram o Enem, informando sobre a documentação necessária, uso da nota do certame, dentre outras informações. A ação foi transmitida via redes sociais e em TV aberta, visando a um maior alcance do público.
“O estudante da rede estadual foi bem preparado durante todo o ano, com revisões on-line e presencial pelos municípios. A Seduc deu todo o suporte para que o candidato se deslocasse até os locais de prova, equipes estiveram nos pontos de aplicação levando água, caneta e mensagens de apoio aos candidatos, realizamos lives para comentar as provas, estivemos durante todo o processo ao lado do nosso aluno e agora é aguardar os resultados para comemorarmos juntos a vitória que certamente virá”, concluiu o secretário de Estado da Educação, Ellen Gera.