Especialista orienta sobre avaliação cardiológica para quem pratica esportes

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 02/09/2024 09h58, última modificação 02/09/2024 09h58
Eduardo Ayremoraes participou de entrevista no Bom Dia Assembleia.

No último dia 22 de agosto, durante partida contra o São Paulo no Morumbi, o zagueiro do time uruguaio Nacional Juan Izquierdo (foto) desmaiou em campo e foi levado ao Hospital Israelita Albert Einstein. O primeiro boletim médico informava que o jogador chegou ao local em parada cardíaca de início indeterminado e provocada por uma arritmia.

 

Por meio de manobras de ressuscitação, incluindo procedimento de desfibrilação, equipes médicas conseguiram recuperar os batimentos do atleta. Cinco dias após ser internado em unidade de terapia intensiva (UTI), onde precisou ser sedado e fez uso de ventilação mecânica, Izquierdo morreu na noite desta terça-feira (27).

 

Em seu último jogo, o zagueiro, de 27 anos, caiu inconsciente no chão aos 39 minutos do segundo tempo, sem que houvesse nenhum tipo de contato com outros jogadores. Nas imagens da partida, é possível ver Izquierdo cambalear por alguns segundos antes de desmaiar. Em seguida, ele é retirado de campo já em uma ambulância.

 

Em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia desta segunda-feira, 2 de setembro, o médico cardiologista do esporte Eduardo Ayremoraes explicou inicialmente todos devem fazer avaliação cardiológica. Segundo ele, os atletas passam por esse tipo de avaliação. "Na avaliação pré-participação, a gente consegue rastrear algum problema cardiológico", disse.

 

De acprdp com o especialista, a saúde realmente depende da prática esportiva. "Se você tem o hábito de fazer exercício físico, isso é saudável e faz bem para o coração. Quando você trata de atletas, de pessoas que buscam resultados em competições, até quem não é atleta profissional, você está expondo seu coração a transformações, e essas transformações podem implicar em problemas, e a gente precisa acompanhar. E quem faz a parte da cardiologia do esporte, tem esse olhar, uma avaliação mais detalhada para isso", frisou.

 

O médico orienta as pessoas que desejam praticar esporte sempre procurar antes um cardiologista.

 

Confira a entrevista


 

 

........................................................

 

Fonte: TV Assembleia

Imagem: Instagram