Especialista fala sobre impacto da reforma tributária nos médios e pequenos negócios

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 12/09/2024 09h56, última modificação 12/09/2024 09h56
Luciano Menezes participou de entrevista no Bom Dia Assembleia.

Com a reforma tributária, tudo muda em relação aos pequenos negócios. É o que afirma Luciano Menezes, que participa de encontro de administradores, em Teresina, e é palestrante com tema voltado para a reforma. Em entrevista ao Bom Dia Assembleia desta quinta-feira, 12, ele fala sobre o impacto que essas mudanças devem causar nos pequenos e médios empreendimentos.

 

De acordo com o especialista, o governo enfatiza que a reforma tributária veio para simplificar. "E pode até ser verdade, mas depois de 2033. Até lá nós temos um desafio nunca presenciado no Brasil por nenhum contador, nenhum advogado tributarista e nenhum administrador de empresa", ponderou.

 

Para Luciano Menezes, a reforma vai impactar diretamente as empresas de lucro real presumido e Simples Nacional. "É claro que alguns setores da economia serão mais atingidos pela reforma tributária. Um exemplo são as empresas de serviços, que serão muito atingidas pela reforma tributária."

 

"Nós temos orientado aos contadores e advogados tributaristas, gestores de empresas, para que façam imediatamente uma auditoria analítica, analisando a estrutura contábil da empresa. Com isso, você ganha tempo, porque a partir de 2026, ninguém vai ter mais esse tempo. Você entra diretamente dentro das novas regras impostas pela reforma tributária, e para muitas empresas, será tarde demais. Isso vai custar muito caro no bolso dos nossos empresários", alertou o especialista.

 

Luciano também falou sobre a cultura e alguns hábitos no Brasil, onde pequenos e médios empreendedores têm o costume de não emitir notas fiscais. Segundo ele, essas situações terão que ser efetivas. No país, aproximadamente 6 milhões de empresas do Simples Nacional não têm a cultura de pedir nota fiscal.

 

Veja aqui a entrevista completa


 

Fonte: TV Assembleia - Imagem: Freepik

Edição: Site TV Assembleia