Especialista explica sobre rim policístico
O cantor Chrystian, que fez dupla sertaneja com Ralf, morreu na noite da quarta-feira (19), aos 67 anos, após ser internado no Hospital Samaritano, em São Paulo. A informação foi confirmada pela família e equipe do artista.
Em nota, o hospital disse que a causa da morte foi um choque séptico (infecção generalizada) em decorrência de pneumonia agravada por comorbidades.
Chrystian possuía um diagnóstico de rim policístico, também conhecida como síndrome renal policística, uma doença genética que gera cistos no órgão.
A síndrome renal policística é um distúrbio hereditário que causa cistos — formações anormais, em formato de bolhas, que pode conter líquido — nos rins. Quando os cistos se multiplicam e se tornam mais numerosos, o órgão pode ser danificado e ter a função comprometida. Os cistos da doença não são cancerígenos, segundo reportagem da CNN.
Em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia desta segunda-feira, 24, o médico nefrologista Brenno Andrade explica sobre a síndrome. Segundo ele, o paciente já nasce com essa condição, ocasionando o surgimento de cistos e o aumento do órgão, comprometendo as funções do organismo.
Brenno Andrade salientou que a doença pode ser assintomática, ou seja, o paciente tem o problema, mas não apresenta sintomas e geralmente é descoberto através de exames de rotina. Por isso, a importância de exames regulares.
Confira aqui a entrevista na íntegra
....................................................................................
Fonte: TV Assembleia/CNN - Imagem: Freepik