Especialista explica sobre Lipedema: prevenção e tratamento

por Antônio Luiz Moreira Bezerra publicado 24/09/2024 11h41, última modificação 24/09/2024 11h41
Em entrevista ao Bom Dia Assembleia, o angiologista Matheus Portela dá orientações sobre a doença.

Afinal, o que vem a ser Lipedema? De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), lipedema é uma doença vascular crônica, de origem hormonal, que acomete principalmente as mulheres. O quadro é caracterizado pelo depósito de gordura e inchaço localizado nas pernas e braços, com exclusão das mãos e pés. É comum que a paciente sinta dores nas áreas afetadas.


Em entrevista ao Jornal Bom Dia Assembleia desta terça-feira, 24, o angiologista Matheus Portela reiterou que a lipedema é uma doença inflamatória, causando inchaço desproporcional nos membros inferiores, começando na região de cintura, joelho, podendo chegar até aos tornozelos, em áreas de sustentação do corpo humano. 

 

"É uma doença genética que não se sabe exatamente quais são os genes responsáveis, mas é genético e tem que ser investigado, tanto na parte de herança da família da mãe quanto do pai", disse Matheus Portela. "O principal diagnóstico é a obesidade. É importante entender que a gordura que se acumula no lipedema é diferente da gordura da obesidade. São processos diferentes que originam as duas doenças. (Lipedema) é uma gordura inflamatória com nódulos que se depositam em regiões diferentes", completou.

 

Para ter uma qualidade de vida adequada, segundo o angiologista, a paciente tem que ver procurar uma orientação multiprofissional, passando pela nutrição, atividade física,  questão da nutrição, controle de sono, entre outros hábitos.

 

Confira a entrevista completa


 

Fonte: TV Assembleia

Edição: Site TV Assembleia