Especialista explica a relação entre saúde bucal e doenças do coração
No dia 29 de setembro é celebrado o Dia Mundial do Coração. O Conselho Federal de Odontologia (CFO), com o intuito de conscientizar a população a respeito dos problemas cardiovasculares, salienta a relação entre a saúde bucal e as doenças do coração como fator de alerta à população.
Em entrevista ao Bom Dia Assembleia, a dentista Janayla Moreira confirma que realmente existe uma relação muito forte entre doenças cardiovasculares e a ausência ou pouca importância com os cuidados da saúde da boca, especialmente a cárie dentaria e a doença periodontal, aquela que atinge a gengiva e os ossos que sustentam os dentes.
"Já existe um estudo do Incor indicando que 45% das doenças cardiovasculares têm origem dentária, e 36% de mortes por doenças cardiovasculares estão associadas à presença de doenças bucais. A população de fato ainda não tem esse conhecimento da importância da saúde bucal para evitar doenças cardíacas", alertou a dentista.
"Essas lesões que aparecem na boca, especialmente a cárie, a gengiva a doença peridontal, podem ser percebidas pelo paciente. Uma gengiva que sangra, que está inflamada, avermelhada, cavidade, um buraco no dente são sinais de que algo não está bem com a saúde bucal, e o paciente precisa buscar o atendimento, tanto para tratar como para prevenir novas lesões e que não favoreçam o surgimento desse tipo de doença", sinalizou Janayla Moreira.
Acompanhe a entrevista na íntegra
Fonte: TV Assembleia